Biblioteca interna

Olá pessoal, como estão?

Estou com uma dúvida sobre biblioteca interna. Na documentação, após criar uma biblioteca interna qualquer, habilitar no projeto marcando o checkbox, devemos ainda importar com a função “sc_include”.

Acontece que, criei algumas bibliotecas e habilitei o checkbox para uso, porém, não dei o include com o “sc_include” e está funcionando.

Minha dúvida é, era pra estar funcionando mesmo? Se sim, esqueceram de atualizar a documentação?

Documentação:

Para que possamos utilizar as bibliotecas, devemos importa-las utilizando a macro sc_include.

Exemplo de utilização da macro: sc_include("Arquivo", "Origem");

Biblioteca Interna vc habilita na aplica;áo, náo no projeto.
A biblitoeca deve conter apenas uma Function, caso contrario sc_include se faz necess[ario.

Particularmente eu aboli Bibliotecas Internas a muitos tempo.

2 Curtidas

@InfinitusWeb, porque você aboliu o uso de bibliotecas internas? Pode dividir essa experiência?
Pergunto porque estou estruturando meus projetos com o uso de bibliotecas internas pois há bastante reuso de código e isso me facilita bastante, então saber mais sobre limitações e problemas me interessa bastante… agradeço desde já…

1 Curtida

Eu só utilizo Bibliotecas Externas hoje com código OOP PHP.
Organiza melhor, e quem já assitiu a meud vídeos, observa que utilizo o VSCode para edição do código.
Mas alguns podem dizer : Ah, mas não é possível utilizar as macros do scriptcase dentro de bibliotecas externas. Realmente não é possível, mas todas as macros podem ser facilmente substituídas por métodos a serem utilizados nessas classes.
sc_lookup e sc_select por exemplo. Tenho uma classe chamada IWEDBMaint que possui um método que faz exatamente o que essas macros realizam e mais, utilizando a conexão ao banco de dados do próprio scriptcase.

Meu canal Youtube

Meu pacote de Classes OOP/Bibliotecas para uso no SC

3 Curtidas

Obrigado @InfinitusWeb !

Então, no meu caso está funcionando devido eu ter utilizado somente uma “function” na bilioteca, correto? Se tivesse por exemplo “function valida_rg()”, “function valida_cpf()” etc então eu teria que importar com o sc_include.

Valeu!!!

2 Curtidas

@InfinitusWeb, eu vou ver os materiais que indicou sim. Muito obrigada!

1 Curtida