Biblioteca interna - O que tem de errado? [RESOLVIDO]

Olá pessoal,

Criei a seguinte biblioteca:

<?php function consCliente($parametro; $ordem) { $sql = "SELECT Cliente_ID, ME_ID, Setor_ID, Formacao_ID, NE_ID, Cargo_ID, Cliente_Pessoa, Cliente_Tipo, Cliente_CPFCNPJ, Cliente_Nome, Cliente_Apelido, Cliente_Endereco, Cliente_Numero, Cliente_Complemento, Cliente_Bairro, Cliente_CEP, Cliente_Cidade, Cliente_Estado, Cliente_Fone, Cliente_Ramal, Cliente_Celular, Cliente_Email, Cliente_Site, Cliente_Senha, Cliente_Observacao, Empresa_Nome, Empresa_Endereco, Empresa_CNPJ, Empresa_Cliente, Boleto_Pessoa, Boleto_Email FROM b002_clientes"; if(trim($parametro) <> '') {$sql .= "WHERE $parametro ";} else {$sql .= "";}; if(trim($ordem) <> '') {$sql .= "ORDER BY $ordem ";} else {$sql .= "ORDER BY Cliente_Nome ";};
sc_lookup(Ds, $sql);

if(!empty({Ds}))
{
	$resultado = {Ds[0][0]};
}else
{
	$resultado = 0;
};

return $resultado;

}

function associaCliente($id, $coligada, $setor, $formacao, $necessidade, $cargo, $pessoa, $tipo, $cpf, $nome, $apelido, $endereco, $numero, $complemento, $bairro, $cep, $cidade, $estado, $fone, $ramal, $celular, $email, $site, $senha, $observacao, $empresa, $enderecoempresa, $cnpj, $cliente, $boleto, $emailboleto)
{
if($id > 0)
{
alteraCliente($id, $coligada, $setor, $formacao, $necessidade, $cargo, $pessoa, $tipo, $cpf, $nome, $apelido, $endereco, $numero, $complemento, $bairro, $cep, $cidade, $estado, $fone, $ramal, $celular, $email, $site, $senha, $observacao, $empresa, $enderecoempresa, $cnpj, $cliente, $boleto, $emailboleto);
}else
{
insertCliente($coligada, $setor, $formacao, $necessidade, $cargo, $pessoa, $tipo, $cpf, $nome, $apelido, $endereco, $numero, $complemento, $bairro, $cep, $cidade, $estado, $fone, $ramal, $celular, $email, $site, $senha, $observacao, $empresa, $enderecoempresa, $cnpj, $cliente, $boleto, $emailboleto);
};

}

function insertCliente($coligada, $setor, $formacao, $necessidade, $cargo, $pessoa, $tipo, $cpf, $nome, $apelido, $endereco, $numero, $complemento, $bairro, $cep, $cidade, $estado, $fone, $ramal, $celular, $email, $site, $senha, $observacao, $empresa, $enderecoempresa, $cnpj, $cliente, $boleto, $emailboleto)
{

$sql = " INSERT INTO b002_clientes (ME_ID, Setor_ID, Formacao_ID, NE_ID, Cargo_ID,

Cliente_Pessoa, Cliente_Tipo, Cliente_CPFCNPJ, Cliente_Nome, Cliente_Apelido,
Cliente_Endereco, Cliente_Numero, Cliente_Complemento, Cliente_Bairro,
Cliente_CEP, Cliente_Cidade, Cliente_Estado, Cliente_Fone, Cliente_Ramal,
Cliente_Celular, Cliente_Email, Cliente_Site, Cliente_Senha, Cliente_Observacao,
Empresa_Nome, Empresa_Endereco, Empresa_CNPJ, Empresa_Cliente, Boleto_Pessoa,
Boleto_Email) VALUES (";
$sql .= "$coligada, ";
if($setor == 0) {$sql .= "NULL, "} else {$sql .= "$setor, "};
if($formacao == 0) {$sql = "NULL, "} else {$sql .= "$formacao, "};
$sql .= "$necessidade, $cargo, $pessoa, $tipo, ‘$cpf’, ‘$nome’, ‘$apelido’, ‘$endereco’, ‘$numero’, ";
if (trim($complemento) <> “”) { $sql .= "’$complemento’, "} else {$sql .= "NULL, "};
$sql .= "’$bairro’, ‘$cep’, ‘$cidade’, ‘$estado’, ";
if (trim($fone) <> “”) {$sql .= "’$fone’, "} else {$sql .= "NULL, "};
if (trim($ramal) <> “”) {$sql .= "’$ramal’, "} else {$sql .= "NULL, "};
$sql .= "’$celular’, ‘$email’, ";
if (trim($site) <> “”) {$sql .= "’$site’, "} else { $sql .= “NULL,”};
$sql .= "’$senha’, ";
if (trim($observacao) <> “”) {$sql .= "’$observacao’, "} else {$sql .= “NULL,”};
if (trim($empresa) <> “”) {$sql .= "’$empresa’, "} else {$sql .= "NULL, "};
if (trim($enderecoempresa) <> “”) {$sql .= "’$enderecoempresa’, "} else {$sql .= "NULL, "};
if (trim($cnpj) <> “”) {$sql .= "’$cnpj’, "} else {$sql .= "NULL, "};
$sql .= "$cliente, ";
$sql .= "$boleto, ";
if (trim($emailboleto) <> “”) {$sql .= “’$emailboleto’”} else {$sql .= “NULL);”};

try{
	sc_exec_sql($sql);
	return "Cliente incluído com sucesso!!!";
} catch (Exception $e){
	echo "Ocorreu um erro ao realizar sua inscrição:<br /> $e";
} finally{
	echo "Processo finalizado.";
};

}

function alteraCliente($id, $coligada, $setor, $formacao, $necessidade, $cargo, $pessoa, $tipo, $cpf, $nome, $apelido, $endereco, $numero, $complemento, $bairro, $cep, $cidade, $estado, $fone, $ramal, $celular, $email, $site, $senha, $observacao, $empresa, $enderecoempresa, $cnpj, $cliente, $boleto, $emailboleto)
{

$sql = " UPDATE b002_clientes SET ";

$sql .= "ME_ID = $coligada, ";
if($setor == 0) {$sql .= "Setor_ID = NULL, "} else {$sql .= "Setor_ID = $setor, "};
if($formacao == 0) {$sql .= "Formacao_ID = NULL, "} else {$sql .= "Formacao_ID = $formacao, "};
if($necessidade == 0) {$sql .= "NE_ID = NULL, "} else {$sql .= "NE_ID = $necessidade, "};
if($cargo == 0) {$sql .= "Cargo_ID = NULL, "} else {$sql .= "Cargo_ID = $cargo, "};
$sql .= "Cliente_Pessoa = $pessoa, ";
$sql .= "Cliente_Tipo = $tipo, ";
$sql .= "Cliente_CPFCNPJ = '$cpf', ";
$sql .= "Cliente_Nome = '$nome', ";
if(trim($apelido) <> '') {$sql .= "Cliente_Apelido = '$apelido', "} else {$sql .= "Cliente_Apelido = NULL, "};
$sql .= "Cliente_Endereco = '$endereco', ";
if(trim($numero) <> '') {$sql .= "Cliente_Numero = '$numero', "} else {$sql .= "Cliente_Numero = NULL, "};
if (trim($complemento) <> "") { $sql .= "Cliente_Complemento = '$complemento', "} else {$sql .= "Cliente_Complemento = NULL, "};
$sql .= "Cliente_Bairro = '$bairro', ";
$sql .= "Cliente_CEP = '$cep', ";
$sql .= "Cliente_Cidade = '$cidade', ";
$sql .= "Cliente_Estado = '$estado', ";

if (trim($fone) <> "") {$sql .= "Cliente_Fone = '$fone', "} else {$sql .= "Cliente_Fone = NULL, "};
if (trim($ramal) <> "") {$sql .= "Cliente_Ramal = '$ramal', "} else {$sql .= "Cliente_Ramal = NULL, "};
$sql .= "Cliente_Celular = '$celular', ";
$sql .= "Cliente_Email = '$email', ";
if (trim($site) <> "") {$sql .= "Cliente_Site = '$site', "} else { $sql .= "Cliente_Site = NULL,"};
//$sql .= "Cliente_Senha = '$senha', ";
if (trim($observacao) <> "") {$sql .= "Cliente_Observacao = '$observacao', "} else {$sql .= "Cliente_Observacao = NULL,"};
if (trim($empresa) <> "") {$sql .= "Empresa_Nome = '$empresa', "} else {$sql .= "Empresa_Nome = NULL, "};
if (trim($enderecoempresa) <> "") {$sql .= "Empresa_Endereco = '$enderecoempresa', "} else {$sql .= "Empresa_Endereco = NULL, "};
if (trim($cnpj) <> "") {$sql .= "Empresa_CNPJ = '$cnpj', "} else {$sql .= "Empresa_CNPJ = NULL, "};
$sql .= "Empresa_Cliente = $cliente, ";
$sql .= "Boleto_Pessoa = $boleto, ";
if (trim($emailboleto) <> "") {$sql .= "Boleto_Email = '$emailboleto'"} else {$sql .= "Boleto_Email = NULL);"};

$sql .= "WHERE Cliente_ID = $id";

try{
	sc_exec_sql($sql);
	return "Cliente alterado com sucesso!!!";
} catch (Exception $e){
	echo "Ocorreu um erro ao realizar a alteração de seus dados:<br /> $e";
} finally{
	echo "Processo finalizado.";
};

}

?>

Só que ao abrir o formulário, é retornado o seguinte erro:

Parse error: syntax error, unexpected '$_SESSION' (T_VARIABLE) in /home/mdierpco/public_html/scriptcase/app/Protocolo/cliClientePF/cliClientePF_apl.php on line 2036

Alguém pode me dizer onde estou errando?

Grato,

Ilano.

já analisou a linha do erro?

Já ativei o modo debug do formulário de controle, mas a mensagem é só aquela mesmo. Tem outra forma para testar isso?

Abri o arquivo cliClientePF_apl.php na linha indicada e não existe nada nessa linha. Como eu conheço quase nada de PHP, não tenho conhecimentos o suficiente para identificar o problema.

A criação de uma das funções vc está passando os parametros errado, veja:

//Troque isso
function consCliente($parametro; $ordem)
//Por isso
function consCliente($parametro, $ordem)

Olá Thyago,

Meu amigo, fiz a alteração mas mesmo assim o problema persiste.

Tenta analisar a linha do erro como o Haroldo falou. Veja o que pode estar errado lá. As vezes algum ponto e virgula faltando ou coisa do tipo

de duas, uma, ou estuda PHP ou contrata algum profissional para lhe auxiliar.

Eu estou a disposição se precisar de consultoria.

Pois é William,

Estudar PHP até que estou começando, pesquisando aqui, pesquisando acolá, assistindo alguns vídeos e tal, só que isso demanda tempo que eu não estou tendo agora, já que preciso entregar isso até o final dessa semana. E eu nem sei se esse esquema de código que criei é tão seguro assim ou se possa dizer que seja uma boa prática usá-lo dessa forma. Contratar alguém, também não está dando, a coisa tá preta rrrssss… vou tentar quebrar a cabeça mas até onde vão os meus conhecimentos, estou sem norte. Provavelmente vou ter que reescrevê-lo parte por parte e ir testando, é tudo o que posso fazer no momento. Mas obrigado pela atenção todos.

Cara pegar compromisso e fazer algo que não se sabe é tiro no pé na certa
conhece o ditado passo maior que a perna ?

Eu entendo Willian,

A questão é que muita coisa já foi feita esse formulário é que resolveu dar problema agora e, como não era nada de tão complexo e o scriptcase já me dá muita coisa pronta, resolvi arriscar. Mas eu entendo sim. E mesmo assim, vou tentar e sei que vou conseguir.

faz por parte um a um e vai testando

Encontrei o erro, ou pelo menos um deles. Nesse bloco, está ocorrendo o erro com as chaves “{ }”. Essa estrutura está correta? Como vocês montariam esse insert, tendo em vista que alguns campos não são obrigatórios?

$sql = " INSERT INTO b002_clientes (ME_ID, Setor_ID, Formacao_ID, NE_ID, Cargo_ID, Cliente_Pessoa, Cliente_Tipo, Cliente_CPFCNPJ, Cliente_Nome, Cliente_Apelido, Cliente_Endereco, Cliente_Numero, Cliente_Complemento, Cliente_Bairro, Cliente_CEP, Cliente_Cidade, Cliente_Estado, Cliente_Fone, Cliente_Ramal, Cliente_Celular, Cliente_Email, Cliente_Site, Cliente_Senha, Cliente_Observacao, Empresa_Nome, Empresa_Endereco, Empresa_CNPJ, Empresa_Cliente, Boleto_Pessoa, Boleto_Email) VALUES ("; $sql .= "$coligada, "; if($setor == 0) {$sql .= "NULL, "} else {$sql .= "$setor, "}; if($formacao == 0) {$sql = "NULL, "} else {$sql .= "$formacao, "}; $sql .= "$necessidade, $cargo, $pessoa, $tipo, '$cpf', '$nome', '$apelido', '$endereco', '$numero', "; if (trim($complemento) <> "") { $sql .= "'$complemento', "} else {$sql .= "NULL, "}; $sql .= "'$bairro', '$cep', '$cidade', '$estado', "; if (trim($fone) <> "") {$sql .= "'$fone', "} else {$sql .= "NULL, "}; if (trim($ramal) <> "") {$sql .= "'$ramal', "} else {$sql .= "NULL, "}; $sql .= "'$celular', '$email', "; if (trim($site) <> "") {$sql .= "'$site', "} else { $sql .= "NULL,"}; $sql .= "'$senha', "; if (trim($observacao) <> "") {$sql .= "'$observacao', "} else {$sql .= "NULL,"}; if (trim($empresa) <> "") {$sql .= "'$empresa', "} else {$sql .= "NULL, "}; if (trim($enderecoempresa) <> "") {$sql .= "'$enderecoempresa', "} else {$sql .= "NULL, "}; if (trim($cnpj) <> "") {$sql .= "'$cnpj', "} else {$sql .= "NULL, "}; $sql .= "$cliente, "; $sql .= "$boleto, "; if (trim($emailboleto) <> "") {$sql .= "'$emailboleto'"} else {$sql .= "NULL);"};

O erro agora está sendo esse:

Parse error: syntax error, unexpected '}' in /home/mdierpco/public_html/scriptcase/app/Protocolo/cliClientePF/cliClientePF_apl.php on line 4883

Deve estar faltando ponto e virgula em algum lugar. Reveja seu código. Veja como é a estrutura dos if’s, pesquise lá no php.net.

http://php.net/manual/pt_BR/control-structures.if.php

Era isso mesmo Thyago! Faltava o ponto-e-vírgula em todas as linhas que tinham chaves nos ifs.

Obrigado galera, agora não tem mais o erro ao carregar a página. Só falta testar se vai executar corretamente. Mas aqueles erros postados aqui já se foram.

Obrigado a todos!!!

Por nada. Não esqueça de alterar o titulo do tópico para resolvido