E ai pessoal, como vocês estão? Espero que tudo ótimo! Então, de uns dias pra cá, vim percebendo uma certa lentidão e até mesmo queda no serviço de meus domínios (Sub-domínios). O que acho interessante é que apenas um dos sub-domínios sai do ar, e os outros funciona normalmente.
Geralmente isso só ocorre quando faço uma atualização de meu sistema em determinado sub-domínio. Ou seja, esta ocorrendo isso somente com esse sub-domínio específico, me restando somente reiniciar todo meu servidor pra poder voltar ao normal.
Vendo o log de erros, não consigo (consegui) enxergar o motivo aparente relacionado a esse problema, achei bastante estranho.
Gostaria então de perguntar aos amigos que utilizam de serviços de servidores dedicados os seguintes quesitos:
-
Ao atualizar o seu sistema no ambiente de produção, isso já aconteceu? Se sim, o que ocasionou e como resolveu?
-
Mesmo o sistema e o servidor otimizado, bem configurado, o que mais resta pra controlar um “load alto” ?
Geralmente, quando reinicio meu servidor tenho consciência de alguns fatores:
- se o gargalo for memória RAM, quanto mais RAM for sendo consumida, mais o load vai aumentar, pois ele vai começar a usar SWAP e isso vai detonar com o IO do disco.
- se o gargalo for CPU, e dificilmente é, o ato de reiniciar o serviço pode resolver o problema.
- se o gargalo for IO (disco), o ato de reiniciar o serviço dá uma folga para a maquina.
OBS: Uso o Virtualmin 4.14, mas não sei se o mesmo tem alguma ferramenta que controle isso.