Básico do Básico

Boa tarde pessoal.
Estou com a versão Trial do SC. Esto achando excelente os recursos para desenvolvimento, porém, ainda sou meio crú tanto no php como no SC. Já fiz várias coisas funcionarem porém pesquiso aqui no forum e nao acho um exemplo bem simples que seria:

Tenho duas Tabelas.

A primeira: Empresas

CEmpresa - primária - numero tam 8
NomeEmpresa - normal - Texto tam 45

A Segunda: Funcionarios

CEmpresa - Index - numero tam 8
NomeEmpresa - normal - texto tam 45
Codigo Func - autoincrement - tam 8
Nome Funcionario - normal texto tam 45
outros dados do Funcionario

Meu objetigo é ao incluir um novo funcionário - transferir da tabela Empresas para a dos funcionários os dados:

CEmpresa e NomeEmpresa.

Sei que é um procedimento simples, mas realmente nao consegui fazer funcionar.

Outra duvida e o proprio relacionamento dos arquivos: Como defino um relacionamento entre arquivos. Como Mestre/Detalhe, como dependencia, como relaciomaneot N-N? ou no banco de dados? Ou em outro local para ficar definido ja em todos os procedimentos qual arquivo vai ser ligado a qual?

Obrigado pela atenção…

Verifica bem sua estrutura. Se vc tem a chave da empresa na tabela funcionarios, não precisa guardar também o nome da empresa na tabela funcionarios.

Deixe apenas a chave estrangeira e faz um campo select nela. Assim o usuário escolhe na lista um nome de empresa. O campo tipo select guarda na tabela o primeiro campo e mostra o último da select.

Ex.: select CEmpresa, NomeEmpresa from Empresas Order By NomeEmpresa

Seria uma das formar de fazer o que precisa.

Hummmm… no caso tenho de me acostumar com a estrutura… como dizemos em Clarion… “tem de fazer na mão…”

Valeu… vou fazer os testes e esturar mais especificamente o select e suas variações… ja vi que vou usar muito isto…

Obrigado pela atenção… logo teremos mais perguntas…

[]´s

Perdi-me novamente

no link http://www.scriptcase.com.br/sistemas/v5/exemplos_pt_br/form13/form13.php

tem um exemplo bem simples que é o que pretendo fazer, porem falta algo no tutorial que é a atualização justamente do campo descrição… o campo codigo com captura funciona, porem o segundo campo que é a descrição nao tem referencia nenhuma.

Estou estudando o video da parte onde fala em captura porem nao consegui nada ainda…

hehehehehe eta coisa dificil sô… falta documentação…