[size=12pt]Se você não sabe qual escolher para montar seu servidor com Scriptcase na nuvem espero que isto ajude.[/size]
Cito: https://www.ibm.com/developerworks/br/local/cloud/thoughts_on_cloud/index.html
Muita gente acha que no contexto da nuvem somente servidores virtuais são permitidos.
Segundo o National Institute of Standards and Technology (NIST), cuja definição de nuvem é amplamente aceita no segmento de mercado, omite a virtualização como critério para a nuvem. As características essenciais mencionadas pelo NIST incluem autoatendimento sob demanda, acesso amplo à rede, pooling de recursos, rápida elasticidade e serviço medido, mas não virtualização. Isso pode surpreender muitos na comunidade de TI (como eu!) que sempre acharam que uma infraestrutura de servidor virtualizado era necessária para proporcionar a flexibilidade e a escalabilidade associadas à nuvem. Com isso em mente, pode-se notar que as VMs são ótimas para algumas coisas e os servidores bare metal, para outras. Às vezes, estão envolvidas questões tecnológicas e em outras, questões financeiras.
[size=12pt]Definições: [/size]
Bare Metal: Serve para descrever ambientes de TI em que o sistema operacional é instalado diretamente no hardware ou seja são essencialmente servidores físicos que podem ser implantados sob demanda, cobrados por hora/mensal e com 100% de aproveitamento dos recursos computacionais.
Virtual Machine: Pode ser definida como “uma duplicata eficiente e isolada de uma máquina real”. A IBM define uma máquina virtual como uma cópia isolada de um sistema físico, e esta cópia está totalmente protegida. Máquinas virtuais são extremamente fáceis de serem utilizadas, com seus recursos, disco, memória, CPU, porém apresentando um pequena “falta” com relação a performance.
[size=12pt]Vantagens:[/size]
Vantagens do sistema Bare Metal:
- Processamento superior em entrada e saída (input/output) de operações por segundo (IOPS)
- Maior consistência com discos e rede para performance de I/O
- Performance no serviço que elimina problemas existentes em servidores multi-tenant
- Segurança reforçada e física
- Fornecedores de softwares com licenças e suportes dedicados a esse modelo.
- Configuração do hardware customizável
- Virtualizadores como VMware e Microsoft Hyper-V possuem versões otimizadas para instalação em servidores Bare Metal.
8 ) Maior processamento com entrada e saída de operações por segundo (IOPS) - Possui todos os recursos computacionais dedicados a um único usuários e pode oferecer um desempenho otimizado.
Sem camada hypervisor, sem divisão de processamento, sem divisão de memoria.
Vantagens de Virtual Machine:
- Utiliza carga de trabalhos altamente dinâmicos, onde não há uma preocupação muito intensa com desempenho. Podendo a demanda por recursos ser controlada por auto-balance.
- Facilita aprimorar e testar novos sistemas operacionais e softwares.
- Possibilita a comparar vários sistemas operacionais utilizando o mesmo equipamento.
- Executa diferentes sistemas operacionais sobre o mesmo hardware de forma simultânea.
- Facilidade no gerenciamento, migração e replicação de computadores bem como de aplicações ou sistemas operacionais.
- Confiança e disponibilidade: A falha de um software não prejudica os demais serviços.
- O isolamento da máquina virtual assegura que as aplicações e serviços que serão executados dentro de uma máquina virtual não poderão interferir no sistema operacional original e nem em outras máquinas virtuais.
8 ) Pode ser facilmente deslocadas, copiadas e transferidas entre computadores, possibilitando aperfeiçoar os recurso do hardware. - Valor de locação inferior a um servidor Bare Metal.
[size=12pt]Logo:[/size]
1) Se desempenho não é a prioridade e sim economia no bolso vá de Virtual Machine.
2) Se desempenho é prioritário e há recursos financeiros para investir vá de Bare Metal.