Banco Firebird!

Olá galera!

Alguém ai que já tem aplicações em firebird pode me dar algum conselho ou alguma dica?

Eu estou experimentando muita lentidão, tenho um banco muito grande de uns 600mb e as aplicações estão bem lentas, eu estou tendo que limitar muitos sqls pra não travar, o campo texto auto-complete é um dos que travam.

Eu estou fazendo um sistema de hotelaria que faz integração com o ERP da empresa, que é em firebird, se alguém tiver alguma experiência poste ai galera.

Abraço a todos.

Eu uso firebird mas ainda meus bancos são pequenos.
Quanto ao campo autocomplete: Já experimentei lentidão até no mysql. Tudo dependia da query que usava nele e do tamanho da tabela que ele tinha que ler.

trabalho com mysql e firebird pelo menos ha uns 10 anos
tenho alguns clientes com bases firebird que ja atingiram o 1G
sinceramente a lentidao no firebird é algo normal passou de 300M ele fica mais pesado.
Eu particularmente em alguns clientes com bases maiores acabei diviindo o banco alguns vao me detonar que não é padrao bla, bla mas consegui ganhar bastante performance dividindo o banco e por exemplo utilizando conexoes apenas quando necessarios em alguns setores claro que se tu for usar um inner complica
Outra coisa é o tamanho da pagesize a maioria do pessoal acaba colocando valores absurdos para guardar um volume insignificante de dados.
O dialeto tb interfere o ideal é utilizar 3
e indices nas tabelas

Não tenho muita experiência em firebird grandes, mas tenho muita experiência com outros bancos.
Muitas vezes o problema se encontrava em Tunning. Saber as regras de leitura muitas vezes, melhor, em todas as vezes a performa do banco supera as expectativas.
Algumas dicas:

• Identificar a estrutura do banco para entender como as informações estão relacionadas;
  • Entender como os usuários utilizam o banco de dados - as aplicações
  • Realizar os ajustes necessários - muitas vezes a criação de um indice;
  • Monitorar os resultados - Explain Plan verificando o custo de cada Select.

Veja o site: http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1592
Espero ter contribuído com alguma coisa.
JLMonteiro

Meu caro Berbert,

Inicialmente espero que estejas bem…

600mb não é motivo suficiente pra gerar tanto problema num SDB porém, sempre existe um porém, é preciso que este banco esteja sendo muito bem administrado.

Um dos problemas seríssimos de um banco é causado por má construção das queries… dessa forma aconselho que você dê uma analisada neste quesito em especial.

Qual a configuração do hard?

Forte abraço.