Backup Geral é seguro e confiável? Tem bash para execução automática no cron?

Alguém poderia me dizer se o Backup Geral em Configuração/Administração é seguro?
Posso realmente confiar em caso de perda do servidor conseguir restaurar todos os meus projetos, imagens, templates, aplicativos, etc?

Tem algum script bash onde eu possa executar no próprio servidor e deixar configurado no cron?

Isso seria de extrema importância, pois prefiro que os meus backups sejam feitos pelo menos 2 vezes ao dia e com transferência para o meu servidor de backups.

Melhor backup no meu ver eh do banco de dados do sc e da pasta do sc

Haroldo, nesse caso fica muito grande. Vem muita coisa que não é necessário para um backup. Como por exemplo os arquivos de CEP e os aplicativos do próprio scriptcase, que isso consigo no próprio site do scriptcase para reinstalar.

O Backup Geral não faz o backup do banco de dados do ScriptCase? Como consigo fazer o backup do banco de dados do ScriptCase?

Eu instalo o SC com MySql, não uso o banco padrão dele.

Eu deixo com o banco padrão, nesse caso o backup geral faz o backup dos projetos no banco de dados do scriptcase? Pois vejo realizando processos em cada projeto meu, seria o backup do banco de dados do scriptcase, que no caso os meus fontes e configurações dos aplicativos que edito no ScriptCase?

É exatamente isso que preciso saber. Fazendo esse backup, caso meu servidor dê uma pane, quando eu reinstalar o ScriptCase e posteriormente restaurar o backup geral os meus projetos estarão disponíveis como se nada tivesse acontecido?

No caso o firebird.

fazer só backup do banco não garante 100% do backup.

Existem arquivos que devem ser copiados também, pastas de configurações, imagens, por isso eu faço cópia da pasta de instalação do sc (excluo pasta temp, pasta backup e pasta prod da minha cópia).

Utilizo o syncback free.
http://www.2brightsparks.com/freeware/freeware-hub.html

E todo projeto que eu ou minha equipe trabalhou no dia, exporto o projeto.

Haroldo, se não estou enganado no caso da instalação padrão é utilizado o SQLite e não o Firebird.

A NetMake poderia se pronunciar sobre essa questão.

No meu caso já possuo um script que criei onde faço os backups dos bancos de dados que eu mesmo crio e utilizo para desenvolvimento, e compacto também o backup geral da pasta scriptcase/tmp, juntamente com alguns outros arquivos de configuração do meu servidor linux, e configuro os horários de geração e envio para o meu servidor de backup pelo crontab. Então, esse programa de backup não me serviria, pois utilizo o Linux para desenvolvimento também.

Se o backup geral, é realmente um Backup Geral do ScriptCase e de todos os meus projetos, somente código fonte que é mantido no banco de dados SQLite do ScriptCase, fechou, pois fica bem compacto o backup e seguro.

Desculpa, isso mesmo SQLite.

Seria muito importante saber se o ScriptCase tem uma forma de realizar o backup automático, sem a intervenção do programador, pois muitas vezes cai no esquecimento.

Gostaria de uma forma de realizar o backup completo de todos os projetos e todos arquivos referentes aos projetos, me parece que o Backup Geral faz isso, e se não faz, gostaria de saber o que falta ser feito além desse “Backup Geral”?
Mas precisaria que fosse automático, como um bash onde eu pudesse colocá-lo para ser executado pelo cron todos os dias.

Salve a pasta completa do SC, configure no agendador de tarefas do windows ou no cron do linux.

A estratégia do haroldo é similar a nossa só com a diferença que como utilizamos o sqllite(base padrão) basta selecionar a pasta todo do scriptcase e desconsiderar as pastas tmp, pasta backup

tmp // ficam arquivos temporários que você faz download, de exportações, publicações…

backup // backups realizados via administração do scriptcase

www/scriptcase/devel/conf/scriptcase/nm_scriptcase.db //Banco de dados do scriptcase em sqlite

www/scriptcase/devel/conf // abaixo desta pasta ficam lookups, imagens, temas criados por você no scriptcase e dependendo de como você salvol estes objetos eles podem estar

na pasta sys: se salvou como publico
na pasta grp: se salvou como projeto
na pasta usr: se salvou como usuário

Abaixo de cadas pasta destas você tem:
tpl // aqui ficam os templates que estão separados como cabeçalho(header), rodapé(footer), formato livre(free)…

securitymodule // caso você tenha salvo algum perfil de segurança criado

schema // para temas criados

lookup_def // para os lookups manuais criados e salvos

lib // bibliotecas criadas por você na funcionalidade biblioteca

img // imagens que você faz upload, para usar nas aplicações

lang // idiomas

helpcase // manual criado na ferramenta helpcase do sistema

este é mais ou menos um resumo de algumas pastas importantes do scriptcase.

Paulo, mas a pergunta permanece. O backup geral copia todas essas pastas e banco de dados? Obrigado.

A resposta para seu questionamento só quem pode dar com certeza é o fabricante. Eu só compartilhei as informações que tinha para se não houver resposta do fabricante você elaborar a estratégia que mais lhe deixe seguro.