Backup do Banco de Dados (MySQL) pelo Usuário do Sistema

Meus Caros,

Vocês normalmente disponibilizam alguma rotina dentro do sistema de vocês para que o próprio usuário faça o backup do banco de dados ???

Eu tenho recebido solicitações neste sentido, os meus clientes querem um opção para criar o backup, zipar e baixar, tudo feito pelo browser.

Pelo que sei, o SC não tem nada neste sentido, tem que ser feito na munheca mesmo, em sendo assim, ficaria contente se recebesse sugestões de como fazer.

Quando um cliente meu quer isso, eu compro a licença deste programa e instalo para ele:
Auto Backup for MySQL Professional Edition
http://www.swordsky.com/

Agora se não quiser gastar pode criar uma pasta no ftp do site ai cria um CRON JOB, que faz
o backup e zip e vc disponibiliza ele para o cliente fazer o download, etc.

O Legal do programa que postei que ele pode fazer o BACKUP para .sql o um outro servidor que
pode estar no PC do usuário ai ele tem acesso aos dados OFF-LINE ou se precisar disponibilizar
para um ‘consultor’ gerenciar em ODBC localmente e abrir no pacote MS-OFFICE.

No servidor do SC tenho uma BAT que faz o bkp numa pasta.
Cria uma pasta no C:\BKPSISTEMA
Salva nesta pasta o arquivo mysqldump.exe que se encontra dentro da pasta do MySQL.
Instala o Winrar e altera no arquivo abaixo a pasta instalada.
Cria uma BAT com conteudo abaixo:

c:\BKPSISTEMA\mysqldump -uroot -psenha -a banco_dados>c:\bkpsistema%date:/=-%nome_backup.sql
cd
cd C:\Arquivos de Programas\winrar
Rar.exe a c:\BKPSISTEMA\bkp
-agYYYYMMDDHHMMSS -df c:\BKPSISTEMA*.sql
CD
CD C:\BKPSISTEMA
COPY *.rar z:
DEL *.rar

Este Z:\ é uma pasta mapeada da rede que quero salvar o BKP.
Coloque esta BAT para ser executada no agendador de tarefas do Windows à noite, por exemplo.

Mas o que eu preciso é deixar isso tudo a cargo dos clientes, minha aplicação está num provedor e vai rodar para vários clientes com bancos de dados isolados para cada um, o que eu quero é que ele tenha uma opção no menu do sistema para clicar e automaticamente o arquivo aparecer para baixar no browser dele.

Se o seu PHP puder executar scripts do Linux para fazer o backup, ai você cria uma tabela para cada cliente,
contendo o Nome do Banco, ai faria uma aplicação Blank do SC, quando o cliente pedisse para executar o BACKUP, sua aplicação BLANK rodaria o SCRIPT geraria o arquivo MySQL DUMP zipado gravaria na pasta FTP do HOST e disponibilizaria o link para o cliente.