Avançado - Agrupamento baseado em trechos de um campo em uma tabela (SQL)

Ola amigos, esta é nova…

Preciso criar um relatório onde me mostre de maneira agrupada os dados que coincidam dentre de um campo. O problema é que precisa ser parte do campo e não o campo todo.

Ex:

O campo codigo do produto (texto) nessa tabela tem o conteudo: azx01abc2010001xy
O agrupamento deveria acontecer eu podendo subtrair parte desse campo, ou seja: azx01abc2010001xy

Então, eu gostaria de agrupar tudo que tivesse em seu codigo os dados azx01001

Eu conseguir fazendo isso em uma aplicação blank, explodindo o codigo etc… porem gostaria de fazer isso utilizando o layout do grid do SC.

É possível realizar isso via SQL? Como?

Abs.

Luis Gustavo

Luiz,

Dá uma pesquisa na função SUBSTRING() do MySQL.

Outra solução seria guardar as partes do código em campos separados no bd para usar em agrupamentos e quebras.

é esatamente como o cleyton falou, você vai ter que tratar a string diretamente no Mysql, aí para o sc é indiferente ele pega o conteudo que o mysql der pra ele.

Como você já tem o código em php pronto da para fazer um controle antes no qual tem objetivo de inserir os dados em uma tabela temporaria que vai servir só para exibir o relatório.
Inseri o código como você quer agrupar,quebrar,etc da o redir para o relatório que vai abrir os dados da tabela temporária.

Pelo mysql você tem o substring e left.

Olha um exemplo:

SELECT CONCAT(LEFT(“azx01abc2010001xy”,5),SUBSTR(“azx01abc2010001xy”,13,3))

Testei e funciono perfeito!