Autenticação com Google+

Olá,

A documentação do SC sobre autenticação com o Facebook, Twitter e Google+ é muito escassa. Venho tentando fazer autenticar com o Google, mas sem sucesso.

Consegui comunicar com a api do Google, autenticar e voltar para a aplicação. Até aí tudo certo… agora preciso das variáveis que são retornadas deste procedimento para completar o processo. Alguém já conseguiu fazer essa autenticação? Alguma dica?

Samujunior,

O Sr. já acessou nossa documentação do google+ no Web Help? downloads.scriptcase.com.br/downloads/v7/manual/pt_br/webhelp/manual_mp/18-Aplicacoes_de_Controle/02-Controle/18-Autenticacao/03-Google.html

att,
Bernhard Bernsmann

Bernhard,

Sim, já acessei. A documentação não é conclusiva! Segui todos os passos e, conforme informei, consegui fazer a autenticação, mas… onde busco as variáveis para dar sequência no procedimento?

tipo assim, foi uma das melhores perguntas que eu já vi alguem fazer, mas para variar, nenhuma resposta.

pra você que tem esperança de reaproveitar as informações que vem do google, aqui está a url onde tem uma documentação do possivel rertono.

https://developers.google.com/identity/protocols/OAuth2WebServer

Concordo que a documentação é fraca mas por conta disso não progredir com o desenvolvimento não se justifica, acho um exagero, pois a parte mais complicada que é a autenticação já foi feita, o retorno é questão de um pouco de esforço em pesquisa.

Me desculpe mas acho que faltou um pouco de iniciativa!

Não quero fazer o papel de advogado do diabo mas já penei muito esperando respostas da NM e então cheguei a conclusão que precisava mudar minha postura e entender o que é escopo da ferramenta e o que não é.

Abraço!

Não discordo de você Saulo, mas fazer a autenticação pela metade e não oferecer nenhuma informação sobre o restante, era melhor não fazer. A documentação como está leva a erros medonhos porque é uma ponte que não leva a lugar nenhum. Eles tem exemplos funcionando no site do scriptcase, porque não dispobilizam os fontes pra baixar? Iam ajudar mais.

Concordo, mas normalmente os exemplos tem um tutorial.
http://www.scriptcase.com.br/exemplos-scriptcase/tutoriais/programming/ctrl_auth.php

Sim sim, esse todo mundo está careca de ver…mas que não leva a lugar nenhum e ainda omiti os dados que são trocados na autenticação. Por exemplo o token enviado para a sua aplicação pelo google, bastando que você adicione no metodo descrito a linha:

$token=[code];

Na url de retorno da sua aplicação vai aparecer o token de autorização e você pode usar esse token para conseguir uma série de outras informaçoes.[/code]

Sinceramente não sei o que mais pode-se esperar de um script desse, você parece ser um cara experiente na área de tecnologia portanto o que vou dizer talvez não aplique a você, mas essa geração de programadores (talvez eu me inclua nela porque trabalho com desenvolvimento a uns 12 anos) esta cada vez mais dependente do ctrl + c e ctrl + v.

Eu as vezes me pergunto o que mais pode-se esperar de uma ferramenta que te entrega 70% do serviço pronto? Eu não sou defensor do SC e muito menos da NM, a ferramenta pode melhorar muito e a NM pode ser mais profissional com certeza, mas o mínimo de experiência é necessária para desenvolver com SC.

Me lembro da V4 que foi a primeira que tive o prazer de trabalhar onde não havia quase nada de documentação específica, na versão 5.1 foi uma vitória quando documentaram várias macrose, e agora temos sistemas prontos, exemplos prontos e funcionais.

Sei lá, com o tempo talvez as empresas apenas tenham que comprar um SC da vida e com ele façam o que precisam e nós programadores e analistas fiquemos de lado porque vejo cada vez mais soluções prontas no mercado e muitas vezes de graça!

Só refletindo um pouco, não me entenda mal!

Tá bem, tá bem…só sou contra trabalho pela metade.

kkkkkkkkkkkkk

Pessoal, boa noite…

Saulo, prazer enorme vê-lo por aqui, sempre ajudando… É isso aí, parceiro!

Como moderador do grupo fui solicitado a intervir e aqui vai minha sincera opinião.

Não entrarei no mérito, tenho acompanhado o SC de longe, portanto apenas comentarei atitudes.

Neste forum encontra-se de tudo um pouco:

a) Gente que só quer pegar tudo pronto;
b) Gente quer realmente quer aprender fazendo;
c) Gente que está totalmente disponível para prestar ajudas (Exemplo: Saulo);
d) Gente que quer bagunçar;
e) Gente que quer ofender a NM e o SC;
f) Gente que migrou de outras RADs e vem pra cá trazendo todas as desventuras de lá;
g) Gente que só observa;
h) Gente que quer dizer que sabe mais do que todo mundo;
i) Gente que só quer ver o pau comer, entre outros.

Todos esses atores, sem exceção, tem algo de construtivo a ajudar, tanto no aperfeiçoamento da ferramente (SC), quanto no aperfeiçoamento/dicas e truques do desenvolvimento. Cabe ao mais experto buscar o melhor proveito da situação…

Acreditem, até aqui a única coisa que não consegui fazer com o SC foi por limitação da linguagem (PHP) e não por culpa do SC - mas já me estressei muito. As coisas as vezes surgem de uma gambiarra, que daqui a pouco fica melhorzinha, que daqui a pouco é a solução definitiva e até merece ser compartilhada.

Enfim, não acredito que tenha havido desrespeito entre as partes, já vi coisa muito pior por aqui, mas um pouco de civilidade não fará mal a ninguém.

Vamo-que-vamo

Perfeito.

:slight_smile:

Graaaaaande Jovito, me brindas com suas ponderações Amado Mestre, apareça sempre porque vez por outras precisamos de uma luz!

Só um detalhe para não haver tensão, eu as vezes prefiro alertar quanto a essa mania que alguns tem, se é que podemos chamar assim, de esperar que o SC resolva todos os problemas.

Simplesmente postar uma solução resolve o problema momentaneamente, sei disso porque usei muita coisa pronta que me foi passada pelos grande mestres aqui desse fórum Haroldo, Jovito, Cleyton, Fred e tantos outros, mas meu crescimento na utilização da ferramenta só se deu quando resolvi experimentar e isso foi em cima de muita tentativa e erro.

Não quis criar polémica ou ser mesquinho quanto a dividir informação, a intenção foi boa
Já fui muito ajudado aqui como já disse e reter esse conhecimento seria egoísmos de minha parte.
No mais era de se esperar que quando pensadores se juntam divergências surjam e junto com elas ideias e soluções!

Clark,

xt com 2mb memoria processador 33mhz

W.A.F… kkkkkkkk eu nem sei como seria trabalhar em uma máquina dessas… é sempre bom saber que temos referências de programadores experiêntes por aqui, um abraço!

Vamos que vamos!!

Mata a saudade com este joguinho: http://www.baixaki.com.br/download/hacker-evolution.htm heheeh