atualização da estrutura do banco de dados...

A todos boa tarde!
Uso o Scriptcase a muito tempo mas nunca usei ele para desenvolver aplicações inteiras, só mesmo como apoio, mas agora tenho necessidade de desenvolver um aplicativo novo 100% voltado para a WEB e então começam hábitos e costumes herdados de aplicações usadas e que me deixava bastante a vontade na hora de fazer tarefas teoricamente bem simples. Uma em específico que eu usa muito quando estou desenvolvendo aplicativos novos que é a atualização do banco de dados. Gostaria de saber dos colegas aqui qual o procedimento mais prático e confiável para fazer estas tarefa? Tenho uma base em mysql na minha maquina que fiz várias alterações para atender a necessidade da aplicação e agora preciso fazer as mesmas alterações na base do cliente, já algum tempo estou anotando as alterações e acertando na base de dados do cliente na mão, mas esta semana fiz inúmeras alterações e não anotei todas, resumo estou passando o maior “perreng” para atualizar as tabelas.

Como eu faço:

Tenho uma tabela em meu cloud, onde registros todas instruções SQL de alteração nas tabelas, a maioria do client de manutenção mostram a instrução quando da alteraçào da tabela. Registro nessa tabela a instrução, o cliente quando se loga no sistema, o login se conecta co essa tabela e verifica os últimos registros não atualizados, e vai executando essas instruções no banco do cliente, e a cada instrução executada gero um log de atualização em uma tabela no banco do cliente, para fazer a comparação com futuras atualizações ainda não executadas.

Ë simples e muito funcional.

Haroldo, tem como vc exemplificar isso ?
grato.
TFA

guarde as instruçoes sql em banco de dados

Achei essa solução e acabei abrindo um tópico…

http://www.netmake.com.br/forum/index.php/topic,5869.0.html

Você só utiliza Sql Server?

Sim Irmão… tenho mais facilidade em lidar com o sqlserver…
Acho que esquecí de mencionar que fiz o teste no sqlserver.
Inlcusive utilizo o sqlserver express, pois o mesmo pode chegar a 10Gb…é muita informação…

Estou agora trabalhando em uma solução de atualização on-line tipo a do scriptcase… se alguem aqui tiver alguma dica eu aceito…

Ja estou trabalhado uma função aqui para baixar tudo via FTP… assim que tiver dando algum resultado eu posto no forum.

Prezado Aroldo, como faço para colocar esse script no padrão PHP ?.. e em qual evento eu o aciono ?

--------
Padrão Sqlserver

CREATE TABLE [dbo].[aliquota_ir]
(
[id_ir] [int] IDENTITY (1,1) NOT NULL,
[exercicio] [nvarchar] (50) COLLATE Latin1_General_CI_AS NULL,
[calendario] [nvarchar] (50) COLLATE Latin1_General_CI_AS NULL,
[observacao] [nvarchar] (50) COLLATE Latin1_General_CI_AS NULL,
[faixa_a] [money] NULL,
[aliq_a] [numeric] (18,2) NULL,
[faixa_b] [money] NULL,
[faixa_bb] [money] NULL,
[aliq_b] [numeric] (18,2) NULL,
[deducao_b] [money] NULL,
[faixa_c] [money] NULL,
[faixa_cc] [money] NULL,
[aliq_c] [numeric] (18,2) NULL,
[deducao_c] [money] NULL,
[faixa_d] [money] NULL,
[faixa_dd] [money] NULL,
[aliq_d] [numeric] (18,2) NULL,
[deducao_d] [money] NULL,
[faixa_e] [money] NULL,
[aliq_e] [numeric] (18,2) NULL,
[deducao_e] [money] NULL,
[deducao_dependente] [money] NULL,
[base_s_familia] [money] NULL,
[abono_familia] [money] NULL,
CONSTRAINT [PK_aliquota_ir] PRIMARY KEY CLUSTERED
(
[id_ir] ASC
) WITH (PAD_INDEX = OFF, STATISTICS_NORECOMPUTE = OFF, IGNORE_DUP_KEY = OFF, ALLOW_ROW_LOCKS = ON, ALLOW_PAGE_LOCKS = ON) ON [PRIMARY]
) ON [PRIMARY]
GO