Olá pessoal!
Como se dá a arquitetura do scriptcase, ou seja, como é estruturada a arquitetura da ferramenta, se é dividida em camadas (interface, regras, banco, ou mesmo MVC), se a forma que é estruturada possui dependência entre os elementos (por exemplo, se altero a interface, devo ou não me preocupar com o código por trás desenvolvido na aplicação do tipo Blank…), enfim, no que puderem me ajudar nisto, agradeço.
Carol, quando vc desenvolve no SC ele te gera o fonte com tudo que será necessário para a execucação da aplicação ou seja fonte, imagens, css etc…
Voce teoricamente so se preocupa com
1-ter o servidor rodando o php
2-subir o ambiente e configura-lo
3-subir separadamente e configurar o banco de dados …
Ok Weber, já deu pra eu ter uma ideia… mas existe alguma organização pré definida destes elementos (fonte, imagens, CSS)?
Basicamente o SC facilita mas é um pouco burro em algumas questões, por exemplo se você abrir as pastas verá que ele gera uma tonelada de arquivos para uma aplicação e repete os mesmo arquivos se você tiver uma aplicação igual.
Pra saber como o ele separa e estrutura as aplicações é só você entrar nas pastas e abrir os arquivos ou então utilizar o recurso de exibir código fonte dentro do próprio scriptcase.
E se você usar biblioteca ele coloca em cada pasta o arquivo fonte da biblioteca ao invés de ter um local único para armazená-lo.
Isso explica meu projeto com mais de 300mb…
Se você fizer uma publicação típica de um projeto com uma aplicação ele já vai com mais ou menos uns 70 MB, pois este é o tamanho da lib padrão(prod) que ele leva para cada sistema neste modo de publicação, ai estão bibliotecas de terceiros, base do cep, imagens e css dos temas, você pode reduzir o tamanho dos sistemas publicados se fizer a publicação avançada pois ai o que for comum para cada projeto fica em um único local e todos os projetos buscam deste local.
Já pensei em fazer isso, vou fazer uns testes aqui!
Carol,
As camadas são
1)Html , javascript, jquery (lado do cliente) Interface de entrada de dados.(Camada obrigatória)
2)Servidor Php (serve-side) (Aplicação) (Regras de negócio pode estar aqui, a decisão é do analista). (Camada obrigatória)
3)Pode-se criar um WEBSERVER aqui para algumas regras de negócio). Não usual e definida pelo analista.(Camada opcional e de responsabilidade do desenvolvedor)
3)Conector banco de dados ADOdb (Responsável por traduzir as querys para o tipo banco de dados em uso). (Camada obrigatória para as macros e aplicações padrões do SC).
4)Servidor Banco de dados (Regras de negócio podem estar aqui, a decisão é do analista). (Camada final).
Fala Haroldo… o bom filho à casa retorna… Deus seja louvado.
Bom te vê-lo irmão.
MQAJ,
Realmente não interajo mais com o fórum, mas o acompanho quando posso, e esse tópico não resistir em dar meus ‘pitacos’.
Abraço Fraternal,
Haroldo, muito boa a explicação, mas se não me engano na v7 agora eles estão utilizando PDO para o banco de dados.
Não trabalho com a V7 ainda e isso não muda a questão das camadas, se é ADOdb ou PDO, a camada de tradução das querys para o tipo de banco de dados é a mesma.
Não muda mesmo Haroldo, foi só para atualizar a informação para o v7.