apresentação de dados

por favor preciso de uma ajuda, preciso que ao executar o grid pela primeira vez ele seja ordenado do mais recente pro mais velho, ou seja sempre apresentar dados mais novos primeiro. não sei se existe o tópico ja, mas não achei.

desde ja agradeço

Felipe

Dê uma estudada em Banco de Dados

SQL ORDER BY: https://www.youtube.com/watch?v=x_XdAeEN2sQ

Felipe,
Boa noite,
Não sabemos que banco você usa? Se tem um campo data para ordenar pela data ou um campo ID para ordenar pela ID?
Enfim por qual campo e seu tipo (varchar, date, integer) deverá ocorrer a ordenação?
Não informou que fontes você já consultou? Nem o select que está usando? Se tem quebras?
Sempre forneça informações sobre o problema, quanto mais melhor.
Você verá que mesmo sendo uma pergunta básica as pessoa irão te ajudar.

bom dia Alexandre, desculpe a falta de informações, achei que seria algo fácil que eu não conseguia localizar no scriptcase, bem sobre sql eu entendo um pouco, meu banco é mysql, não estou sabendo onde digitar dentro do scriptcase o select para tal busca!, não tem quebras, consultei no banco de dados do scriptcase, aqui e no google, mas não achei e o campo é date.
agradeço a disponibilidade de ajudar!

grato

Felipe

Bom dia, faz order by campo_data desc

sim, ja havia pensado em fazer isso, mas não sei onde declarar isso no scriptcase, em que parte insiro isso!

grato

SQL. Seria bom você dar uma estudada no scriptcase.

Em se tratando de consulta, basta alterar o comando SQL declarado na opção SQL. Assim deve funcionar.

Já que você tem conhecimento no Mysql fica mais fácil.
Métodos para grid:

  1. Numa grid no menu esquerdo, acesse SQL, poderá colocar o order by na caixa de texto: “Comando SQL”.
  2. Ou deixe o sql como está e vá no menu esquerdo e procure “ordenação” e escolha como será ordenado seu grid.
    Métodos para Form:
  3. Numa grid no menu esquerdo acesse SQL, poderá colocar o order by na caixa de texto: “Cláusula Where”
  4. Ou deixe o sql como está e vá no menu esquerdo e procure “ordenação” e escolha como será ordenado seu grid.

Muito obrigado pela ajuda e já conseguir realizar! agradeço.

grande abraço

De nada