App tipo Filtro

Pessoal, sinceramente até hoje nunca utilizei uma app do tipo filtro, sempre utilizo basicamente a app do tipo consulta a qual já possui o filtro embutido, por curiosidade até procurei no site do scriptcase mas não achei nenhum exemplo.

Alguem poderia me dizer ou explicar como utilizar uma app do tipo filtro.

Esta aplicação servia originalmente para fazer filtro em formulário. Uma vez que esse tipo de aplicação não possuia filtros embutidos.

Sim só uso ela raramente, as vezes um cliente antes de entrar em um formulário quer selecionar Filiais, etc, ai eu coloco, mas fora
isso, acho que é o modulo menos utilizado.

Jailton me da um exemplo simples de como poderia utilizar o filtro é essa a minha duvida;

Si você tem o modulo de segurança do scriptcase criado você tem la o exemplo.
Si não pode criar o projeto samples do Scripcase que também tem

É só criar um filtro baseado em um formulário CLIENTE, ai neste filtro coloca só o CAMPO CIDADE, como DUPLO SELECT, ai
no final faz a ligação para o FORMULÁRIO CLIENTES, e no ‘menu do seu sistema em vez de abrir diretamente o form_clientes’ ele abre
o filtro, tendeu?

ok entendi ou seja não tem tanto uso assim.

Uma dúvida.

Em um grid tenho um where mais complexo no SQL. Funciona normalmente. Mas no filtro avançado desse grid gostaria que o usuario fizesse outros filtros.

Por exemplo. um usuario pode enxergar algins departamentos. esse "alguns departamentos " ja tenho no where do grid de acordo com o login. Vem os departamentos que eu quero somente que o usuario pode ver. Mas se coloco filtro nesse grid para o usuario filtrar outras coisas como data, etc nao funciona o filtro.

alguma idéia como faço para solucionar isso?