Aplicações que corrompem do nada no Scriptcase

Ontem eu resolvi brincar um pouco com o Scriptcase 9.3.010.
Estava até feliz pois estava tudo funcionando bem num projeto feito do zero.
De repente num dashboard eu coloquei três widget de ligação. Funcionou beleza.
Então coloquei mais três widget de índice. Funcionou beleza.

Publiquei e os três widget de índice pararam de conectar ao banco.
Abri cada um deles no SC IDE e vi que conectavam direitinho. Traziam as tabelas e tudo o mais.
Mas, mandava executar ou publicar e ao chamar o dashboarb -> erro de conexão ao banco.
Depois de muitas tentativas e já conhecendo o Scritpcase.
Deletei o Dashboard, que com certeza corrompeu e refiz do zero.
Agora está funcionando.

Os mais veteranos na ferramenta sabem que corromper aplicação é normal no Scriptcase, e embora aconteça em situações raras geralmente vem acompanhada da real necessidade de entregar o projeto ao cliente.
Eu quero então perguntar a Netmake:

  1. Porque as aplicações costumam corromper?
  2. Quais as melhores práticas para que isto não volte a ocorrer?
  3. Há alguma maneira de recuperar uma aplicação corrompida?
  4. A corrupção de app´s pode indicar o banco de dados do Scriptcase corrompido?
  5. No decorrer dos anos isto ocorreu comigo nas versões 5, 6, 7,8 e 9. Nas próximas release irá continuar a ocorrer?

PS: Se isto já aconteceu com você coloque aqui seu relato e deixe a Netmake saber que isto não é somente comigo e ocorre nos mais variado ambientes.

A questão @buhlerax que o SC trabalha com seus fontes no banco de dados. Para quem usa bancos como SQLITE da instalação padrão do SC o risco é maior ainda.

Se analisarem os dados dos registros das tabelas do SC, possuem campos com valores gigantescos serializados. Acredito que a gestão de IO do SC não é tão segura por isso causam falhas nos salvamentos desses enormes dados, daí corrompendo os dados.

1 Curtida

Isto é verdade.
Eu já trabalhei com o Scritpcase instalado no MariaDB, PostgreSQL e SQLite.
Em todos corrompe.
Atualmente estou no MariaDB.

Então até quem trabalha com planilhas do Excel / Word o dia todo, sabe que tem que fazer e manter cópias das mesmas separadas, porque a qualquer momento podem corromper ou a gente errar e apagar algo que precisava.

E trabalhando com SC notei isso com o tempo, que poderia corromper algo na hora de alterar algo, que já estava feito.

Ai no SC uso o mesmo principio coloco para fazer cópia automática externa todo dia cópias únicas que não se sobrepõem a anterior, e quando vou alterar uma app já feita nele, costumo copiar usando o botão na mesma linha e renomeando para bkp_nome_da_app ai adotando essa rotina é tranquilo trabalhar no SC, caso raro der a corrupção ou eu errar na hora de salvar algo, eu copio a app bkp_ para o original ou volto o backup e continuo de boa.

Quando se trabalha offline, com a instalação no próprio computador até concordo com os backups, diário, etc.

Mas quando o SC está nas nuvens, com instalação de 2 licenças ou mais, ou seja, desenvolvedores trabalhando simultaneamente em projetos ou aplicações diferentes, inviabiliza esse processo, já aconteceram casos comigo de corrupção de dados, em dias seguidos, aí ficar voltando backup é como parar a produção.

Comigo já aconteceram varias vezes…
uso a estratégia da copia…mas não era para ser assim
já vi caso em que a aplicação no SC mostra que tá configurado certo, mas, na hora de gerar o fonte não gera como mostrado…
as vezes resolve apagando um campo e criando novamente…apagando um Relacionamento entre aplicações e crio novamente…
Poderia ter algo na ferramenta para termos acesso mais completo aos dados de uma aplicação e tentar resolver (logico que com alerta de risco de perda ou sempre o SC criaria uma copia automatica da aplicação)…
já resolvi problema tendo que abrir o banco de dados do SC

1 Curtida