Aplicação modal complementar

Olá pessoal.

Eu estou com uma dificuldade de implementação de uma idéia e vou tentar expor aqui.

Tenho uma aplicação formulário tradicional que está atrelada a uma certa tabela. Nesta aplicação, ela já avisa por e-mail a uma lista de usuários toda a vez que um registro é incluído.

Minha dificuldade é na alteração. Pelo fato de nestes casos o envio de e-mail ser opcional, eu pensei em implementar um botão para enviar um e-mail avisando da alteração. Porém, eu preciso abrir uma janela (pensei em modal) para o operador poder colocar algumas observações extras que servem apenas para o e-mail. E é aí que eu precisava de ajuda em como implementar isso.

A ordem do processo é a seguinte:

1. o operador faz a alteração no formulário e salva.
  2. Se clicar no botão, abre uma aplicação (blank ou controle?) com um campo texto para o operador colocar alguma consideração que será anexada no e-mail.
  3. Após preencher o texto, o operador clica em OK e o texto deverá ser armazenado numa variável global e e o modal deverá ser fechado. Se clicar em SAIR, nada deve ser retornado.
  4. Em seguida, de volta para a aplicação de formulário, o script de e-mail será executado normalmente adicionando-se o conteúdo informado na aplicação controle.

Minhas dúvidas são:

• a aplicação que vai captar o texto complementar deve ser controle ou blank?
  • ao clicar no botão, faço uma ligação para a outra aplicação ou um sc_redir?
  • na aplicação de captura do texto (controle ou blank), como fazer com que o OK feche a aplicação e retorne para a aplicação formulário?
  • na aplicação formulário, é possível executar uma sequencia PHP após o fechamento da aplicação modal de controle (ou blank)?