Apagar registro!

Olá… pode parecer tonto… mas não sei o comando pra excluir um registro de uma tabela!!
POr exemplo… numa tabela de clientes (tb_clientes)… qdo ele excluir o registro de determinado cliente, o sistema vai ter que excluir de outra tabela (tb_usr_clientes) os usuários desse cliente.
Acontece… que no evento “onafterdelete” não sei o comando que devo utilizar pra excluir esses registro…!!

Sei que pra inserir é o sc_exec_sql("INSERT…
e pra editar é o sc_exec_sql("UPDATE…

e pra deletar???

Use a “Dependência” para fazer isso. Clique em Dependência na sua aplicação, escolha o campo ID_cliente então crie a dependência, por último Clique no botão Gerar (aí você escolhe se critica a exclusão ou se exclui em cascata sem perguntar nada)
Acho que é isso.

Bom Dia,

Realmente a melhor forma para você seria utilizar a dependencia que já é disponibilizada no ScriptCase. De qualquer maneira, para excluir é um registro é com o comando SQL Delete, lembrando que é neecssário colocar uma cláusula WHERE para você não excluir todos os registros da tabela…

Link com exemplo:

http://www.netmake.com.br/site/baseknowledge/baseknowledge.php?id_topico=204

Espero ter ajudado.

Rodrigo Lins.

Uma Coisita que todo mundo ainda nao percebeu,

Se voce nao quiser usar as dependencias, e quer fazer manualmente, me parece que a segunda tabela que se quer apagar possui variaveis estrageiras, pois as vezes sua segunda tabela deve ser apagada ANTES da primeira, por tanto voce deveria colocar o comando de deleçao no evento BEFOREDELETE. e apagá-la antes da tabela principal. Abraços.

Obrigada a todos…
realemente essa tabela não está diretamente ligada a outra…
Mas é bom saber que existe esse negócio de dependencia no SC (que nunca usei).
Vou fazer com o sc_exec_sql("DELETE ) msm!!

Obrigada de novo!!
T+

Jake