Ao tentar excluir, campos desabilitados MODO ATUALIZAÇÃO ficam em branco.

1. Em um formulário tipo ÚNICO REGISTRO tenho dois campos com DESABILITAR CAMPO [ MODO ATUALIZAÇÃO];

2. Inclusão, Alteração e Exclusão funciona tudo OK, exceto:

Este formulário atende uma tabela com chave estrangeira de outra tabela. Quando se tenta excluir um registro com dependência na outra tabela, recebo a mensagem “Você não pode excluir o registro, porque ele tem dependências.”

Estaria tudo certo, entretanto, DEPOIS DESTA MENSAGEM, OS CAMPOS DO FORMULÁRIO DESABILITADOS NO MODO ATUALIZAÇÃO, FICAM EM BRANCO. Apenas no formulário, no DB ficam inalterados.

É BUG do SC ou tá faltando eu fazer alguma configuração ?

Já passei por isso mas não lembro se foi resolvido ou se usei uma estratégia alternativa.
Acho que já relatei isso pra netmake.
Faca o mesmo.

Na verdade nao foi resolvido, nem aqui, nem pela netmake.

Acabei de testar aqui e tambem aconteceu.

Campos “calculados” que ficam desabilitados ou marcados como “label”, perdem o conteudo caso haja algum evento de erro.

Não é apenas algo vinculado as dependencias.

Se houver algum erro, alguma mensagem de validação no beforeUpdate, ou beforeInsert, esses campos perdem seu conteudo.

É isso mesmo.

No meu caso, uma mensagem do sistema (por qualquer que seja o motivo) quando tento excluir o registro, faz os campos que foram protegidos na atualização perderem o conteúdo. O MAIS ENGRAÇADO, reportei a NetMake e tive como resposta … NÃO HÁ PROBLEMAS NA ROTINA. (rsrsrsrsr)

Tive que apelar para “AJUSTE TÉCNICO”, vulgo GAMBIARRA, para evitar o problema.

Em OnLoad salvo em variável global os campos que vão perder o contéúdo e em OnBeforeDelete, atribuo o valor destas variáveis globais novamente aos campos. Só assim para contornar o ERRO.

OnLoad:
[processo_bug_del] = {processo};

OnBeforeDelete:
{processo } = [processo_bug_del];

Problema dessa gambiarra é que se vc fez isso no onDelete, deverá fazer tambem no OnbeforeInsert, beforeUpdate, etc. Pq qualquer evento que dispare um erro vai apagar os campos.

Realmente Emílio, mas fazer o quê, se a NM se restringe a dizer que não tem erro. Como o nome diz … é gambiarra !!! Até que em uma próxima atualização, quem sabe, consigam resolver o problema.

Falei hoje com eles. Fizeram acesso remoto e constataram o bug. Disseram que iam passar pro pessoal do desenvolvimento resolver.

Valeu Emílio. Realmente recebi e-mail do atendimento, informando que repassarão à equipe de desenvolvimento.