AMBIENTE DE PRODUÇÃO EM PROVEDORES COMO LOCAWEB

PARA OS COLEGAS QUE QUEIRAM UTILIZAR SUAS APLICAÇÕES EM HOSPEDAGEM NA LOCAWEB, UMA DOS MAIORES PROVEDORES DE HOSPEDAGEM DO BRASIL, NÃO CONSEGUIRÃO EXPORTAR SEUS RELATÓRIOS PARA PDF, POIS O SCRIPTCASE CASE USA A FUNÇÃO EXEC, O QUE POSSIBILITA A EXECUÇÃO SO PROGRAMAS NO SERVIDOR, ABRINDO UMA BRECHA ENORME A INVASÃO. CONFORME O SUPORTE, O SCRIPTCASE NÃO PODE FICAR SE ADEQUANDO A CONFIGURÇÕES DE PROVEDORES, NEM DOS MAIORES, TIPO LOCAWEB. FIZ LEVANTAMENTO COM OS MELHORES PROVEDORES, E A UTLIZAÇÃO DESSE RECURSOÉ INVIÁVEL. MAIS UM GOLPE QUE EU TOMO DA NETMAKE.

Com certeza… tive que tirar o sistema de algumas empresas pois não conseguia gerar o PDF sendo que os servidores da locaweb bloqueiam a geração do exec.

Como sugestão a Netmake, quando fazemos alguma implementação ou sistemas, No caso de sistema WEB, temos como preferencial os grandes provedores onde (a maior porcentagem de clientes) estão hospedados…Ou seja, não roda na locaweb, automaticamente, todos que possuem hospedagem com a mesma, não adquirem o scriptcase o sistemas gerados pelo mesmo. Questão de logica…

Mais indo em frente, quem sabe o pessoal de recife não ve isso com o passar dos anos … :frowning:

Att

Como Resolvi isso?

Muito simples, muito barato e muito profissionalmente. (Cinismo…)

Contratei uma conexão de banda larga com ip fixo com um avelocidade razoável, montei um servidor, e todas as aplicações que geram pdf, redireciono para o sc3 dessa maquina gerando o pdf.

Horrível, mas meu cliente não tem culpa.

Haroldo.

Caros Usuarios,

 A forma como o ScriptCase gera o PDF é uma das melhores existentes. Praticamente a saida em PDF é quase identica ao HTML com excessão de alguns poucos casos. Isso acontece graças ao htmldoc. Grandes sistemas não podem ser limitados por provedores que atuam no seguimento de hospedagem compartilhada limitando qualquer execução de arquivo com medo de programas mal intencionados.

 A definição do conceito de "falha de segurança" é bem ampla. Falha de segurança seria nos casos em que o provedor liberasse para qualquer usuario sem nenhum controle a execução de programas. No caso do ScriptCase (htmldoc) é um programa bem claro e direto a finalidade podendo ser testada e configurada desde que haja boa vontade do provedor.

 A quantidade de usuários de hospedagem compartilhada apenas no provedor locaweb e ainda que usam scriptcase é muito pouca e não justifica uma mudança em toda estrutura de geração do pdf (podendo acarretar em não fidelidade do resultado final).

 Sugerimos a contratação de um provedor que seja mais flexivel ao cliente permitindo o perfeito funcionamento do scriptcase, pois o locaweb não é o unico nem o melhor, ou ate mesmo de uma máquina dedicada ao qual se teria total liberdade de acesso.


Atenciosamente,

Marcos S Filho
Consultor Técnico

NetMake - Soluções em Informática
Email: suporte@netmake.com.br
http://www.netmake.com.br/
Fone: 0xx81 3087-0300
Fax: 0xx81 3087-0349

Natural Marcos, você do lado da NetMake defender essa posição, afinal você trabalha aí, pelo menos se manifestou a respeito, isso já é um grande passo. Não discordo que a ferramenta htmldoc seja uma boa prática, quanto a Locaweb sou obrigado a discordar de você, e pelo que sei a NetMake tentou uma parceria com a Locaweb e até agora não consegiu ainda. Quero deixar claro que não estamos aqui para denegrir o SC3, mas sim ajudar a transforma-lo numa ferramenta cada vez melhor. Quanto a geração de PDF em alguns provedores, não acredito que a NetMake mude algo que ja vem ‘funcionando bem’.
Continue postando suas opiniões aqui, sempre, pois é muito importante para nós.

Haroldo eu tambem tive que sair da locaweb, e estou com um servidor muito bom e que gera o pdf, caso precise entre em contrato.

Alem de desenvolver sistemas nos tambem hospedamos.

Amigos, perdão por ressucitar um tópico tão antigo…
Acabei de adquirir o SC4/5 e não sabia desta condição para gerar os pdfs.
Contratei a HoteldaWeb pra hospedar minhas soluções, mas como conheço quase nada de php, gostaria de saber o que devo perguntar sobre esse htmldocs pra que a geração de pdf funcione lá.

De qq forma, agradeço se puderem me sugerir uma outra hospedagem que funcione.

Obrigado.

Rdorigo Araújo

Boa Noite

Da uma olhada no manual do SC4, vc vai ver que para a versão 4.015 e superiores a forma de geração do PDF mudou sendo necessário uma JRE (ou seja máquina virtual Java).

http://www.scriptcase.com.br/outros/releases/pt_br/40015/email/?rand=1399b361e65273a6

ScriptCase: Pré-requisitos de instalação

Os pré-requisitos para instalação do ScriptCase são os seguintes:

1 - Servidor Web com suporte ao PHP, tais como: Apache, IIS, Abyss entre outros.
2 - PHP 4.3.4 ou superior, habilitado com os módulos mbstring, zip e gd2.
3 - Zend Optimizer 3.3.0 ou superior.
4 - Banco de dados padrão SQL (SQLite, MySQL, MSSQL, PostgreSQL, Oracle e DB2) acessível ao PHP.*
5 - JAVA ou JRE - Java Runtime Environment 1.3.1 ou superior instalado no servidor.

*Recomendamos o uso do banco de dados SQLite.

O instalador executável para Windows configura automaticamente todos os requisitos acima descritos, com excessão do Java.

O Item 5 é para a geração de PDF

O link abaixo avisa sobre o JAVA

http://www.scriptcase.com.br/outros/releases/pt_br/40015/aviso/

Blz, vou correr atrás dessas informações no meu provedor.

Como adquiri o SC semana passada e a versão nova está por vir, a Bruna do comercial não me mandou nada de manual…
Aguardarei a versão nova, inclusive pra fazer o curso online que já paguei.

Valeu pela ajuda.

Rodrigo Araújo

Veja!!!

Se vc instalou o SC4 e atualizou o manual já foi baixado para sua máquina, é só um clik no icone co a ? (interogação), mas se não achar use o link abaixo:

http://downloads.scriptcase.net/downloads/v4/manual/pt_br/webhelp/manual_mp/manual_mp.htm

Deixa eu te perguntar mais 2, aliás, 3 coisas :slight_smile:

A netmake envia alguma coisa pra quem compra o sc? Tipo cd ou manual…

Quando eu adiciono mais uma aplicação ao meu projeto, na hora de re-publicar, eu posso selecionar apenas a aplicação nova ou tenho que publicar todas novamente?
Preciso mandar a pasta _lib toda vez tb? Tenho q mandar todas as pastas?

Eu perco uns 40 minutos esperando pra mandar tudo pra web…

Valeu.
Rodrigo Araújo

Mais um questionamento…

Entrei em contato com o suporte do meu provedor, conforme segue…

Cliente: Rodrigo Rodrigues de Melo Araujo
(acesso: administrativo) 01/12/2009 01:20:51
Olá, gostaria de saber se o php do servidor de meu domínio tem o JRE configurado. Na minha aplicação, que usa o jre para gerar arquivos pdf, eu recebo a seguinte msg: “É necessário que O JRE esteja instalado e acessível ao PHP através do PATH do sistema. Contacte o administrador do servidor a respeito desta mudança.”

Poderia me ajudar? Minha aplicação depende dessa funcionalidade.
Obrigado.

Atendente: Cristian 01/12/2009 01:45:50
Prezado cliente, gostaríamos de lhe ajudar mas não temos o java disponível em nossos servidores, no caso temos apenas o PHP, Asp e AspNet.
Caso possamos lhe ajuda de outra forma estamos a sua disposição.
Atenciosamente Equipe Hotel da WEB.

Pelo que colhi na net, é preciso configurar o php.ini na seção de java e configurar a linha do java.home pra o endereço do jdk, correto?
Detalhe, minha hospedagem é windows…

E agora, o que eu faço???

Rodrigo Araújo

Bom Dia Rodrigo,

Você pode publicar somente as que deseja… Se estiver fazendo a publicação “típica”, é só marcar para não levar as bibliotecas comuns (ou o prod), se for na avançada, é só marcar as configurações que já tinham sido feitas.

Você não precisa mandar todas as vezes o “_lib” só precisaria ser renviado caso tenha tido alguma atualização, etc… que é um pouco raro ter atualização do prod… E a melhor coisa (se possível) é você enviar o pacote zipado mesmo, e descompactar no servidor…

Com relaçào ao PDF, você precisaria de fato ter instalado o JRE e definir (em alguns casos pelo que vi) no Path das variáveis de ambiente o caminho dele…

Espero ter ajudado.

Rodrigo Lins.

Olá Rodrigo Lins, obrigado pelas respostas.

Não sei descompactar o zip no servidor, mando tudo pelo filezilla.

A ScriptCase indica algum provedor que seja 100% compatível com as aplicações SC?
Obtive uma nova resposta, negativa, do meu provedor. Andei perguntando em outros e, também, negaram o acesso. Ninguém quer habilitar o java pro php.

Onde hospedar???

Valeu.

Rodrigo Araújo

Locaweb, uolhost, possuem o serviço, mas é cobrado a parte, mensamente, e não é muito barato.

Então tenho um elefante branco nas mãos?

A Netmake não deveria avisar sobre isso na venda do SC?

Uma pena. Deixei uma outra ferramenta, que já era cliente há muito anos (GAS) pq o produto web deles já vai nascer faltando um monte de coisa.

Bem que minha mãe falou pra fazer medicina, escutei errado, fui pra oficina…

Rodrigo Araújo

Rodrigo,

Eu utilizo um servidor “cloud” na locaweb, onde instalei e configurei todas as ferramentas necessárias para utilizar tanto o scriptcase (ambiente de desenvolvimento) quanto as aplicações publicadas (produção)…

Esses servidores são “semi-dedicados”, é uma maquina virtual rodando linux ou windows e você tem controle total dela… o valor é a partir de 59 reais.

Att.
Robson

Quando minha aplicação estiver pronta (pq ainda nem comecei!) parto pra algo assim então…
Por enquanto to pagando 5,99/mês na hoteldaweb, pra aprender a usar o SC.

Tem outras opções mais práticas tbm, como a webprocess por exemplo…

Nesse tópico tem algumas sugestões:
http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=1163.msg3940#new

Att.
Robson

Resolvi com a Dica do Link:

http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,12256.new.html#new

Copiei o nm_ini_manager… ja editado pro servidor, por causa do erro que não deixa configurar pelo locaweb…

e depois na hora de logar deu erro de permissão, banco… etc… resolvi no link acima