[ ALTERNATIVA ] - BUG Confirmado - Campo Assinatura - Celular e Desktop (diferentes) - Sem solução

Boa tarde a todos.
Estou usando o campo assinatura com o banco mysql e com o tipo de campo longtext.(funcionando certinho). Em outro exemplo, nosso amigo e Colaborador do fórum utiliza como LongBlob… mas eu verifiquei que ele grava apenas uma string… então funciona…
Meu problema é que, quando um cliente faz a assinatura pelo celular, ele salva normal, porém quando visualizo no sistema (desktop) ele corta a imagem. como se fosse um posicionamento de tela (campo) diferentes.
Alguém saberia dizer como resolver isso?

FICA ASSIM AS IMAGENS
image

Depois de salvo da para visualizar a imagem no mobile?

Acredito que deveria ser um campo binário então longblob cai melhor para esse tipo de campo.

O fato de visualizar caracteres não significa que obrigatoriamente sejam dados do tipo texto. Pode ser binário.

1 Curtida

Bom dia Haroldo.
Obrigado por responder…
Então, quando visualizo a assinatura pelo celular, eu vejo normalmente… sem problemas…
Mas vou fazer a alteração.
Na verdade vou criar um campo com esse tipo, e no form vou sincronizar para pegar de maneira correta esse novo campo e fazer o teste e te falo.
Nossa versão é do SC 9.4.027

Haroldo, fiz o teste conforme falei, e apresenta o mesmo erro.
Porém quando acessado pelo celular, e mudo a visualização para MODO WEB, aí ele funciona normal.
Visualizando (em modo MOBILE) a assinatura que fiz pelo celular em modo WEB, ele carrega a assinatura em posicionamento acima do original.

Agora a nova visualização da assinatura criada pelo celular em modo web, porém ocorre o erro de posicionamento.

Estou falando com o pessoal da SC e ver o que resolvemos.

Haroldo acabei de falar com o pessoal da SC.
Resumindo, é mais um BUG de campo (mobile).
A assinatura muda de acordo com a configuração do campo (Largura x Altura).
Em modo MOBILE, ele desconsidera as medidas impostas no campo, fazendo com que o que está sendo visualizado (mobile) é diferente do que está em modo WEB

No meu caso, é bem complicado, pois o acesso ao sistema, irá ocorrer em ambas situações.
Tanto é desktop, celular e Tablet… cada um deles com as configurações diferente de acordo com o tamanho da tela.

Vou lançar outra pergunta no fórum, então se puder auxiliar…
Mais uma vez ficarei grato

Infelizmente o SC não usa o mesmo script para mobile e para web, ou seja, não é reposnsivo. São 2 aplicações diferentes e vc não consegue aplicar funções específicas em modo mobile.

Eu a muito desisti de responsividade no SC, por mais que digam que nas prõximas releases terá responsividade, acho díficl, pois o core do SC é todo baseado em tabelas html em grande escala.

Como para mim aplicações mobile são pontuais, prefiro usar um aplicatico nativo mobile, assim atendo a expectativa de meus clientes sem ficar sofrendo e na esperança eterna do SC ser responsivo.

A única aplicação responsiva no SC é o calendário pois esse a própria bilioteca de terceiro aplica a responsividade. (Não que funcione bem).

O menu é horrivel no mobile (e no modo web também) a 3 anos espero uma nova versão de menu e me geraram uma expectativa que em julho desse ano saíria, mas nem na prõxima versão o menu novo virá.

Se é um bug, compra uma poltrona do papai, aquelas bem confortáveis, senta e espera.

Essa funcionalidade de assinatura por touch foi uma das marketagens para vender versões novas, atualizações, me lembro bem, mas ficou só na marketagem, pois a funcionalidade da pau no report pdf, no mobile e até na aplicação web. Só para somar com diversos outros itens que funcionam mal também como autocomplete com select2.

Calendário horrivel de se desenvolver e operar com lilberdade.

Dashboard que se precisa criara tabelas temporárias e views no bamco para conseguir se obter os resultados esperados com falta de eventos para ter mais liberdade no controle da aplicação

Menu com layout péssimo e com defeitos.

Editor de eventos que não salva o cõdigo recém digitado (fa\endo vc perder o último código digitado), além de vc ter que ficar clicando mais de uma vez em outro evento para abrir seu conteúdo.

Grids com aquele falmigerado erro de html quando se usa filtros em diversas formas (quicksearch, avançado, sc_selec_where(add), dinâmico, refinado) .

Bugs decenários.

Falta de segurança no projeto pubicado onde NM faz questão de esconder o problema, e não é transparente de como anda a correção dessa questão.

Temas ruins e alta dificuldade em aplicar alterações de css para melhor ajustes.
Propriedades que não funcionam nos componentes, tipo bloco onde vc muda uma propriedade e essa não se apresenta ao executar a aplicação. Isso ocorre com diversos outros componentes.

Posicionar componetes em um formulário é um parto.

As aplicações mais funcionais são as de controle e blank.

Falta de RoadMap transparente ao cliente.

Suporte imaturo e ineficiente (desde sempre).

Comunicados vergonhosos de lançamento de versão cancelados, sem satisfação qualquer.

Fornecedor inatento aos anseios de seus clientes mais participativos e muito menos aos profissionais mais experientes.

O que dizer?

Eu com 20 projetos e mais de 3 mil aplicações, vindas desde a v3…

Um ditado que funciona bem: Os incomodados que se mudem!

Bug comum de acontecer com a IDE: salvação: restaurar backup do dia anterior. Desolação perder todo o trabalho do dia.

Tela copiada

Boa tarde Haroldo.
Concordo plenamente com você. Quanto ao suporte, eu acho que eles fazem o que eles aprendem no dia a dia deles… Que é muito diferente do ambiente que trabalhamos que no caso o dia a dia é osso… necessidades diferentes para clientes diferentes…

Agora em sua opinião, teria outro framework que pudessemos migrar ? estava pensando no Laravel. Sei que é muita coisa manual, mas temos o controle 100% do que fazemos.

Qual sua sugestão, tão dela ou de outras?
Grande abraço

Não acho ético postar aqui produto concorrente além de infrigir as regras do fórum.

Puts… verdade… peço desculpas. é que acabei escrevendo sem pensar no ambiente que estava falando.
Posso te mandar algum e-mail ou algo assim?

Chamei vc no privado aqui.

Opa. respondi lá.
Obrigado

Para essa solução, o campo realmente não muda. tem problemas…
Mas se desativar a visualização do mobile na página que possui esse campo, ou na página anterior que a chama, resolve, pois o campo vai passar a ser chamado pelo modo web.
Veja no link a solução do nosso amigo Joelton colaborou.

Tem a imagem também caso não consiga abrir o link

Eu estou migrando para Laravel… cansei de esperar o NM resolver esses problemas, quem usa SC hoje está perdendo para os concorrentes em relação a Lyouts bem acabados e responsivos.

1 Curtida

Já falei antes, e volto a chamar a atenção da NetMake: quando preciso de responsividade, há uma ferramenta que vem ADIANTIando e bastante, e vem crescendo. Tenho conversado com o dono da ferramenta, ele conhece bem o SC, tem ideia dos pontos fortes e pontos fracos, e o projeto é que o BUILDER deles venha a ser uma ferramenta RAD tal como o é o SC.
Meu projeto já se aproxima também aos 3 mil aplicativos, voltados para o segmento comercial (atacado distribuidor) e também educacional (ensino superior). O SC é uma ferramenta excelente no que se propõe, mas está parado no tempo, e pelo pouco tempo de uso da ferramenta, a cada versão fazem apenas o que antigos programadores faziam para “engabelar” os clientes: maqueiam uma ela aqui, criam uma função útil mas não relevante alí, e assim vão levando a galinha dos ovos de ouro até ela morrer.
Lembro-me de ferramentas excelente no passado, robustas, seguras, tais como o SGBDR Dataflex, primeira ferramenta SGBD para ambiente computacional de baixa plataforma, mas nunca chegaram a implementar o modelo relacional propriamente dito, era apenas uma base de dados baseadas em arquivos que simulavam o modelo relacional. Quando apareceram os bancos relacionais gratuitos tipo MSQL, MySQL, Ingres, PostgreSQL, já era tarde para eles reagirem. Acabaram perdendo o mercado. Aliás, dessas ferramentas, o Dataflex foi o primeiro também a implementar OOP, mas adotaram o modelo antigo SMALTALK, ao invés de seguir o modelo Microsoft que adotou o modelo Java de implementar OOP. Morreram também nesse quesito. E a impressão que dá é que a Netmake futuramente será uma empresa da qual lembraremos como tendo sido a fabricante de uma excelente e robusta ferramenta, mas que parou no tempo e não avançaram significativamente.
Avante amigos, avante NetMake, não deixe que outros "ADIANTI"em na frente (espero que entendam o trocadilho) e os deixem para trás. SC deve ser um ferramenta a perdurar por mais quinze anos se depender de nós usuários, mas para isso, deve acompanhar nossas demandas.

Eu também tenho feito o mesmo.

E vou dizer mais: não pensava em ter que utilizar um “framework”, ter que escrever código a não ser o necessário para especificar regras de negócios, não pensava em ter que “mexer” com html/js/css e muito menos ter que preocupar com jquery, etc. O Scriptcase tem a vantagem de ser fácil. Tenho todo um ecosistema desenvolvido com puro Scriptcase, sem acréscimos ou alterações de CSS por exemplo, sem o uso sequer de uma aplicação “blank”. Meu lema é manter o mais simples para que haja solução de continuidade, bastando para isso pegar o primeiro programador PHP na esquina e deixar o “menino” brincar com a ferramenta. Mas atualmente, tive que voltar a fazer o que não fazia há tempos, aquilo que não fazia a mais de 10 anos: programar.
Claro, sou um programador, escrevo muitos cases para “computação embarcada” em Linguagem C K&R e ANSI. É minha paixão. Vez ou outra fecho alguns projetos para empresas que possuem legados em COBOL, pensem! Aqui em Goiânia há empresas que ainda rodam COBOL em ABC Bull, IBM AS400, etc. E sou um dos poucos que ainda persiste no mercado. Agora, acreditem, tenho que por a mão na massa para escrever PHP devido a falta de contemporanização da ferramenta que uso e usamos: Scriptcase. Sem dúvida uma excelente ferramenta, mas para gerar programas com filosofia computacional do século passado.

@joao.osmar, há 5 anos venho alertando comercial ficar de olho na concorrência, principalmente a citada, adianta?

Quanto ao Dataflex cheguei até o VDF 11 com driver da Mertech para SQL Server.
Achava sensacional o dicionário de dados da ferramenta, no entanto. Em 2007 sugeri a NM desenvolver DD a altura, reforcei em vários anos seguintes, nunca deram ouvidos.

Bom dia João…
Compartilho da mesma filosofia sua quanto ao framwwork… não gosto de ficar colocando programações externas para ficar remendando o programa…
E sobre o SC, realmente é uma ferramenta muito boa, rápida e prática, porém não evoluiu em nada do que é o mais importante… responsividade (mobile) e desenvolvimento web…
Temos o MVC a quanto tempo no mercado… o Boostrap quase a 8 anos no mercado e nada do SC incorporar… sei lá… acho que o SC não tem como mudar… pelo menos essa versão…
creio que criando uma nova, do zero, e pegando tudo que existe de atual e implantar… e a medida que for mudando o mercado e mundo, já ir agregando esses novos itens…
Se nós não mudarmos, quem ficará e perderá clientes somos nós… e no meu caso, dependo exclusivamente desse trabalho e ferramenta para meu sustento… mas estamos pensando seriamente em mudar…
O futuro está aí… celulares cada vez mais rápidos, melhores… programação crescendo absurdamente nessa linha… Talvez o foco do SC seja outro… e nós quem queremos que ele mude… aí estamos errado… o que a SC tem que deixar claro, é qual é o foco?
Como falei acima… temos excelentes colaboradores do fórum que poderiam servir como orientações… marcar encontros com pessoas da área que realmente utilizam o SC… e não pessoas da própria casa que nao trabalha e conhece o mercado…
Fico me perguntando se eles tem um profissional que fica acompanhando o fórum… mas acredito que não… muita reclamação…
Mas é isso…
Vamos que vamos