Alterar cor background em uma consulta

No SC4, consegui identificar a variável que definia a cor de fundo (background) de uma coluna no grid de consulta. Já no SC5, esse tratamento mudou.
No SC5, é gerada uma função composta da string NM_grid_ + o nome do campo e, dentro dessa função, o valor do background é definido. Acontece que a cor definida atinge toda a coluna, mas eu tinha a necessidade de colorir a coluna com cores diferentes, em função do valor encontrado num campo no evento ONRECORD.
Tentei criar uma função com o mesmo nome e colocá-la no envento OnRecord, mas dá erro de redeclaração de função. Dei um outro nome para a função, mas o SC não retorna erro, mas também não executa.
Para contornar a minha necessidade, que era urgente, a solução paleativa que adotei foi a seguinte: criei a função idêntica à gerada pelo SC, inclusive com o mesmo nome, e a coloquei no evento OnRecord. Mandei gerar os fontes e, depois, fui até o fonte gerado e apaguei a função gerada pelo SC, mantendo apenas a minha.

function NM_grid_cod_grupo_cid()
{
global $nm_saida;
if (!isset($this->NM_cmp_hidden[‘cod_grupo_cid’]) || $this->NM_cmp_hidden[‘cod_grupo_cid’] != “off”) {
$conteudo = trim($this->cod_grupo_cid);
if ($conteudo === “”)
{
$conteudo = " " ;
$graf = “” ;
}
if (trim({Cid}) == ‘A01.3’)
{
$nm_saida->saida(" <TD rowspan="" . $this->Rows_span . “” class="" . $this->css_line_fonf . “” style=“background-color:#990000;” align=“left” valign=“top” >" . $conteudo . “\r\n”);
}
else
{
$nm_saida->saida(" <TD rowspan="" . $this->Rows_span . “” class="" . $this->css_line_fonf . “” style=“background-color:#CC33FF;” align=“left” valign=“top” >" . $conteudo . “\r\n”);
}

  }

}

As linha em vermelho foram as que eu alterei. Notem que, em função do valor de um campo no registro, eu altero a cor do background da célula onde está o campo.
Só que, sempre que eu gerar os fontes no SC, terei que ir até o fonte e apagar a função gerada pelo SC, já que o SC não tem uma macro do tipo sc_background_color()
A pergunta é: alguém fez isso de outra maneira?

Mudei somente a cor do texto em função do valor no onRecord.

Estou com esse mesmo problema… cor de linha (sem chance), estou entrando com contato com o suporte da netmake para verificar se há alguma possibilidade (mais facil) e retornarei com a resposta

So por curiosidade … essa macro sc_field_style nao faz isso que vcs querem n?

Testei essa macro mais ela nãomuda o fundo inteiro, somente, até onde o texto preenche, pode ser bug pois deveria mudar a linha inteira, independente do texto.