Alterar Banco

Boa noite a todos. Apesar de ver vários tópicos que tratam de banco de dados, ainda não encontrei algo para a minha dúvida. É o seguinte. Fiz uma cópia do banco de dados (trocando o nome da base de dados e mantendo toda a estrutura original), e no ambiente de desenvolvimento, criei uma nova conexão para este novo banco. Pensei que apenas criando a nova conexão, apontando para o novo banco, poderia rodar o sistema, mas ví que seria necessário setar todos as app mudando o nome da conexão (mais ou menos 60). Fiz isso e o sistema rodou normalmente.
Fiz isto por receio de usar o mesmo banco que está sendo acessado pelos usuários finais e caso desse uma bronca traria prejuízo.
Quando termino de fazer as alterações nas app e testar neste novo banco, antes de publicar tenho que fazer todo o serviço inverso (trocar a conexão e setar todos os app para o banco original).

Bom. Alguém sabe se é possível fazer isso (ambiente de desenvolvimento - banco1, ambiente de produção - banco2) de forma menos dolorosa?

Aguardo contato.

Obrigado.

Existe uma opção de fazer “Edições expressas” mas não me lembro se na edição expressa tem a modificação do banco! Da uma olhadinha!
Abraço!

Olá companheiros. Essa e a mesma dúvida que tenho.

Acabo de subir para produção uma aplicação. Mas agora estou no mesmo dilema do Walter. Não posso fazer testes.

Walter ou companheiros. Assim que tiverem uma resposta

Pessoal,

Após publicar o seu sistema (inteiro), no servidor de produção, o SC exige que seja configurado para tal.
No Ambiente de Produção, na opção: Criar nova conexão ou Editar conexão existente, no campo “Nome da Conexão” é o nome que você faz referência a conexões nas suas app’s, e no campo “Base de Dados” é o nome do Banco de Dados Criado para seu cliente.
Não sei se entendi direito a dúvida, mas é por aí que utilizo.

Nas app que criou não mudo nada entre desenvolvimento e produção.

Att,

Jocimar

Jocimar. Deixa ver se entendi. No ambiente de desenvolvimento vc usa um banco de dados com a mesma estrutura do banco de dados da produção, porém com o nome diferente. Aí após publicar vc muda o nome do banco de dados. É isso?

Walter,

Em desenvolvimento, nome do banco de dados: “gerencia” (meu micro)
No produção, nome do banco de dados: “gerencia_empresa_x” -> Nome da Conexão “gerencia” (na hospedagem)

No banco de dados crio o esquema: “web_gerencia”, este é utilizado em todos os banco de dados.

Att,

Jocimar

Ok vou testar e retorno.

Valeu Jocimar. Deu certo. Exatamente como você falou. Obrigado pela ajuda.

porque não usar o sc_change_connection

http://www.scriptcase.com.br/docs/pt_br/v8/macros-scriptcase/macros-scriptcase#sc_change_connection

O SC ainda têm muitos bug’s, então é melhor acreditar no que funciona de verdade.

Att,

Jocimar

Que bom que deu certo.
Somente esclarecendo o que o amigo Fredkeyster falou.
Com edição expressa se pode mudar a conexão de todas as apps de forma rápida sem ter que abri-las.
Depois somente publicar.