Alimentar grid atraves de resgistros selecionados.

Boa tarde Pessoal…

Estou com uma grande duvida e vou tentar explicar direitinho para saber se vcs podem me ajudar:

Eu preciso criar uma grid onde irei incluir os registros nela através de uma consulta, ira funcionar mais ou menos assim:
Ao abrir a grid ela estará vazia, o cliente ira apertar em um botão chamado “consulta” que ira mostra uma lista cheia de nomes de pessoas que ele selecionara e na hora que der ok adicionará a esta grid. Porem se ele não adicionou todo mundo e esqueceu ele pode voltar a fazer nova consulta e escolher mais nomes e incluir junto ao que já foi selecionado anteriormente.

Não sei como fazer isso, não sei de onde começar.

Utiliza o botão Run. No site do scriptcase na área de exemplos tem lá.

O botão rum eu sei usar, mas o que tenho que fazer para consguir criar este tipo de aplicação?
Uso uma consulta?
Nela o que devo fazer para que venha fazia?

Não sei que tipo de aplicação usar e nem de onde começar, se der para passar indicação de que aplicação devo iniciar, um passo a passo assim:
crie uma aplicação grid, no campo sql coloque uma variável global, nele coloque um botão rum que chama um form que servira para selecionar seus nomes, etc… ja tenho um caminho para estudar.

Obrigado Pela atenção.

A aplicação é do tipo Grid. Se vc seguir o exemplo do site, vc consegue fazer. A diferença é que em vez de mostrar o que vc selecionou na grid, vc vai inserir os dados na tabela que deseja.

Att.

Opa pela sua ajuda ja estou tendo uma ideia, mas me ajude mais um pouquinho:
Eu tenho uma tabela que tem todos os alunos matriculados aqui na escola, é nela que eu irei escolher quais alunos irão ser selecionados.
Porem tem mais ou menos 1000 alunos, cada um em uma serie, a minha ideia é o seguinte, pelo que vc me passou.
Eu faço uma busca pelos alunos do 4 serie e seleciono uns 5 e adiciono em uma tabela temporária, depois faço mais uma nova busca dos alunos do 8 série, seleciono mais alguns e adiciono na mesma tabela temporária e no final todos que estão na tabela temporária eu faço o que preciso.
É isso?

Eu estava pensando que daria para fazer sem criar a tabela temporária.

Utiliza quebras e no filtro, vc usa duplo select para que possa selecionar os alunos da 4ª e 8ª serie. Na consulta vc quebra por serie. Não precisa de tabela temporária. Vc inclui direto na tabela que precisa.

Att.

claro que dá para fazer sem a temporaria, guarde os ids selecionados, separados por virgula numa global.

Pessoal com a dica que vcs me deram, vou começar a fazer, ainda não vou fechar o tópico, pois pode surgir alguma duvida e se vc não se incomodarem eu volto para perguntar aqui. Posso ?

Na hora que eu concluir eu irei deixar aqui o passo a passo de como fiz.

Mas muito obrigado, o que vcs falaram ja ajudou muito para eu começar.