OLá pessoal, Uso o ScriptCase a alguns meses, embora não seja programador nativo em PHP e tenha de aprender muito ainda, uso a ferramenta como um complemento para geração de relatórios e telas para extrair informações do meu sistema MRP (Protheus, da Totvs)
O framework do Protheus é extremamente limitado na questão gráfica , e em seus recursos como um todo, então quando vc quer um relatório relativamente simples e funcional, estou usando o Scriptcase.
Estou agora conhecendo melhor as ferramentas e vejo que ela tem muito potencial, se o pessoal dos MRPs Totvs descobrirem essa ferramenta , garanto que vão usá-la.
Olhando a visão de um programador medíocre que sou, digo que o Scriptase precisa de um desenvolvimento de telas melhor, acredito que as linguagens visuais trouxeram isso a muitos anos atrás e so facilita, principalmente no quesito de classes, funções, eventos e heranças . É de extrema valia poder manipular eventos, drag-and-drop em telas, e tudo o que estas linguagens oferecem. No Scriptcase isso ainda não é bem fundamentado.
Segundo, quando eu , como desenvolvedor, trabalho em banco de dados, eu deveria poder fazer tudo no scriptcase, como criar tabelas, relacionamentos, pk, etc, sem ter que recorrer ao banco de dados diretamente.
A parte de Business Inteligence deveria ser vista com carinho, pois os administradores de sistemas de gestão procuram muito isso, tirar relatórios gráficos de maneira ágil, simples e funcional, também os chamados cubos , datawarehouses, etc. Ferramentas de analise são primordiais . Tudo drag and drop.
Enfim, conheci uma outra ferramenta, da Softwell, e não estou querendo fazer nenhuma espécie de crítica, mas a ferramenta está bem fundamentada, voltada para o desenvolvimento mesmo , até com fluxograma, realmente tem uma interface boa, IDe, etc, serve como referência para buscar melhororias, sem dúvida, porém a ferramenta me parece ser bem “pesada” e vejo algumas críticas relacionadas a isso.
Bom queria deixar aqui minhas sugestões e espero que possam ser úteis
Abraços
Antonio