Algumas Sugestões

OLá pessoal, Uso o ScriptCase a alguns meses, embora não seja programador nativo em PHP e tenha de aprender muito ainda, uso a ferramenta como um complemento para geração de relatórios e telas para extrair informações do meu sistema MRP (Protheus, da Totvs)
O framework do Protheus é extremamente limitado na questão gráfica , e em seus recursos como um todo, então quando vc quer um relatório relativamente simples e funcional, estou usando o Scriptcase.
Estou agora conhecendo melhor as ferramentas e vejo que ela tem muito potencial, se o pessoal dos MRPs Totvs descobrirem essa ferramenta , garanto que vão usá-la.

Olhando a visão de um programador medíocre que sou, digo que o Scriptase precisa de um desenvolvimento de telas melhor, acredito que as linguagens visuais trouxeram isso a muitos anos atrás e so facilita, principalmente no quesito de classes, funções, eventos e heranças . É de extrema valia poder manipular eventos, drag-and-drop em telas, e tudo o que estas linguagens oferecem. No Scriptcase isso ainda não é bem fundamentado.

Segundo, quando eu , como desenvolvedor, trabalho em banco de dados, eu deveria poder fazer tudo no scriptcase, como criar tabelas, relacionamentos, pk, etc, sem ter que recorrer ao banco de dados diretamente.

A parte de Business Inteligence deveria ser vista com carinho, pois os administradores de sistemas de gestão procuram muito isso, tirar relatórios gráficos de maneira ágil, simples e funcional, também os chamados cubos , datawarehouses, etc. Ferramentas de analise são primordiais . Tudo drag and drop.

Enfim, conheci uma outra ferramenta, da Softwell, e não estou querendo fazer nenhuma espécie de crítica, mas a ferramenta está bem fundamentada, voltada para o desenvolvimento mesmo , até com fluxograma, realmente tem uma interface boa, IDe, etc, serve como referência para buscar melhororias, sem dúvida, porém a ferramenta me parece ser bem “pesada” e vejo algumas críticas relacionadas a isso.

Bom queria deixar aqui minhas sugestões e espero que possam ser úteis

Abraços
Antonio

Antonio,

Em primeiro lugar seja bemvindo ao nosso fórum. Quanto ao Maker, eu particularmente fiz alguns testes com ele, mas além de ser bastante pesada ela cai em um problema muito mais grave. O sistema de interfaceamento da ferramenta com a WEB é uma caixa preta onde somente a Softwell mexe. Daí se algum dia der um problema na ferramenta, você não tem nada a fazer, a não ser contratar o (caríssimo) suporte deles.

Quanto ao Scriptcase, de fato existem melhorias a serem executadas, assim como a correção de vários bugs que vamos descobrindo. Só discordo um pouco no caso do banco de dados, pois eu prefiro usar uma ferramenta do próprio banco (no meu caso uso o MySQL Workbench) para fazer a modelagem e criação das tabelas, etc. Concordo que na parte de front-end ainda há muito o que melhorar, apesar de já terem havido avanços nesse sentido. Mas o mais vantajoso que vejo no Scriptcase é a liberdade que você tem de mexer nas coisas, implementar bibliotecas ou rotinas em PHP puro, usando a app Blank.
Eu também não sou expert em PHP, nem em Javascript, nem em Ajax, mas com a ajuda de muitos daqui do fórum, vou fazendo meus projetos e até agora estou satisfeito.

Boa noite,

Discutirei sua sugestão com nossa equipe.

att,
Bernhard Bernsmann