Alguém já viu isso ? Os campos sumiram !

fui alterar uma consulta q já fazia tempo q não mexia.
no SQL mudei o campo de order by e salve…
e ai, olha só.


e também.

Normalmente o SC faz isso nas consultas, quando a gente erra na alteração alguma coisa na Query SQL que já estava pronta e funcionando, uma letrinha na Syntax dos comandos ou no nome do campo, esquecer uma virgula, copia e cola essa SQL desta grid no programa ou no SQL Builder e executa para ver se não tem erros.

1 Curtida

Já aconteceu comigo aponto de perder todo o formulário.
Apenas tinha mudado alguns campos colocando uma sintaxe diferente neles.
Sumiram e tive que voltar a fazer do zero.

Eu também como o restante dos colegas, aprendi o seguinte, sempre que vejo necessidade de alterar algo de campo, sempre faço uma cópia da aplicação antes de mexer, já me salvou várias vezes, vejo o de errado que eu fiz, e tomo a melhor decisão… ou restauro a aplicação, usando a funcionalidade do próprio SC.

1 Curtida

Aconteceu isso comigo ontem.

Comigo já aconteceu , acostumei até salvar com outro nome , alterar testar validar antes na nova pra só depois fazer a alteração . Nem lembrei da opção restaurar que o @joeltonsilva mencionou acima. Fica como dica pra mim

Isso é corriqueiro, é um BUG antigo e nunca resolvido…Eu faço um cópia sempre de todas as consultas antes de alterar.

Apenas observando, isto não é um bug, na consulta a estrutura é provindo do select, se fizer alguma alteração ali, possivelmente quando a aplicação fizer uma releitura irá apagar, daí uma boa prática é usar view, pois ao invés de alterar a estrutura do select por algum motivo, você alterará a view, não mudando nome de campos para não perder a configuração, dando um “AS” na view, e mantendo toda a estrutura, as consultas baseiam-se relativamente na modelagem dos dados, daí sempre orienta-se, consulta, faça um view… nunca terá problema, e quando não quiser fazer view(não recomendo), faça uma cópia da aplicação para realizar as tentativas que tem interesse…

Um abraço a todos!

Eu vejo como bug. O comportamento esperado é que ele reconheça os novos campos ou mesmo a retirada de um campo sem problema.