Ajuda para sistema multiempresa

Bom dia pessoal.
Algum colega poderia disponibilizar um exemplo de como fazer sistema multiempresas?
Seja ele com um banco apenas ou banco para cada empresa para ver seu funcionamento?

Eu tenho já o seguinte na minha aplicação de escritório de Advogados:

Banco Mysql:
visualizo no Heidisql -> todas as tabelas possuem id_empresa
Dúvida: todas as id_empresa tem q tem uma chave estrangeira?
No caso do Heidisql uma chave verde e relacionamento

Login:

Com acesso para 2 menus -> 1- Menu das empresas 2- Menu para Gestor do Sistema

Grids da aplicação:

As grides da aplicação para a empresa (final_c) estão no SQL com o campo id_empresa e a variavel [usr_empresa] no WHERE
As grides da aplicação para a Gestor (final_g) estão no SQL com o campo id_empresa sem a variavel [usr_empresa] e no filtro faço a busca pelo id_empresa.

As grides sa Segurança(Security) eu não mexi, a idéia é que o Gestor faça a inclusão dos Usuários das empresas e as mesmas informarem quais grupos querem e quais apps cada grupo poderá ou não visualizar, deixando um grupo administrador como padrão para a empresa.

Isso q esta pegando demais pra mim, acho q deve ser simples,mas não consigo visualizar e executar

Funcionando:

Acesso da empresa no menu correto
Acesso do gestor no menu correto

Oq não funciona:

Todas as empresas veem o mesmo grupo e acesso as mesmas apps

Obs:
Na tabela sec_users coloquei um campo gestor para ver tudo(apenas oq for da securitys) e adicionei
Y no priv_admin para logar, depois disso, todos passaram a não abdecer o grupo q estavam inseridos anteriormente e quando seleciono o grupo correspondente correto e salvo, ele fica como se não tivesse selecionado, fica sem nenhum grupo informado.

Gosto da ideia de ter cada empresa seu banco, mas não sei como fazer com os acessos dos usuários e Securitys, duvidas tb na hora de fazer a conexão depois q finalizar no desenvolvimento, as mesmas só serão feitas na Prod?
Não sei bem o impacto para a manutenção, inclusão de campos se eu tiver 100 escritórios como seria.
Fiz o teste do vídeo da Camila Moreira, mas faltou a parte q tenho mais dúvidas.

Sei q isso não se pede muito, mas tenho certeza q outros colegas possuem dúvidas como estas.

Agradeço demais a ajuda de vcs e dos colegas q sempre estão me dando dicas e ajudando no q podem.
Obrigada

Acredito que um vídeo para ensinar todo processo de um sistema de múltiplas empresas teria horas e horas de aula.
Geralmente esse vídeos mostram um caminho a iniciar.
Mas não ensinam lá desenvolver um sistema completo.

Primeiro não vejo necessidade de dois menus.

Eu uso um menu horizontal para o os módulos e que chama um menu em blank com menu sidbar pro react onde este mostra os itens liberados para usuário para o módulo clicado.

Se é ADM do software , usuário final ou gestor da empresa são as permissões que vão liberar conforme o perfil do usuário e abre em aba as aplicações chamadas na app do menu horizontal.
Não crio um menu para cada perfil.

1 Curtida