Ajuda para sair do Ruindows

Pessoal,
trabalho a mais de 20 anos com Windows.
Alguma coisa com Linux, sempre usei servidor “pronto”.

Hoje tenho a necessidade de hospedar uma aplicação desenvolvida pelo ScriptCase, mas preciso muito garantir performance e estabilidade.
Tenho “rodado” por vários provedores e muitas dúvidas surgem…
Portanto, se puderem compartilhar sua experiência, ficaria grato, são duas perguntas:

1. Se eu desejar criar meu próprio servidor na Nuvem (posso testar no Google Cloud), qual a distribuição que eu usaria para ter estabilidade e performance para oferecer somente páginas na web e estas páginas consultarem um banco de dados? Se possível, “fugindo” de custos.

2. Se eu for hospedar minha aplicação desenvolvida em Scriptcase, qual o provedor que vocês usam que oferece estabilidade e performance?

Utilizo o ScriptCase 8.1.032 com MS Sql Server (me arrependi de ser SQL Server).
Sei que o assunto é extenso e complicado, mas pode ser direções que eu me viro.

Quer hospedar num linux mas continuar usando banco MS SQL ?
de cloud eu gosto das soluções AWS

Se for continuar com o MS SQL, continua com WINDOWS, a MS tá preparando uma versão do MS SQL, para LINUX mas tá começando agora com isso, até a fruta ficar madura vai levar tempo.

Para servidor Linux Recomendo CENTOS com WHM/CPanel, mais tem muita gente que usa DEBIAN e UBUNTU.

Outros preferem hospedar aqui no BRASIL e outros fora igual eu.

Com a finalidade de teste: qual a melhor forma de rodar PHP em um servidor Windows? Que me dê performance?

Esses dias testei embutido através do IIS e ficou horrivelmente lento!