Ajuda com valor inicial de campo chave na inclusão

Bom dia pessoal, gostaria de uma juda.
Criei consulta e form através da criação expressa.
Na consulta adicionei a cláusula " WHERE inscricao_cadastral=’[insc_cad]’ ", pois chamo a consulta a partir de um menu árvore criado via programação e, na chamada do ítem de menu eu passo este parâmetro para a filtragem. Este parâmetro é a chave PK da tabela, juntamente com um campo sequencial.

Dúvida:
A partir da consulta, clicando em novo, eu desejo adicionar mais registros usando a chave e incrementando o campo sequencial. O que não sei como fazer é passar esse campo chave para o form de inclusão.

Alguém poderia me dar uma idéia?

Consegui fazer através de uma ligação de aplicação.
No form de inclusão defini o conteúdo inicial do campo chave como “[codigo]”. N aligação foi só setar este parâmetro, tranquilo de resolver.
Automaticamente o SC colocou um botão “Novo” na tela de consulta e, na tela de inclusão, ele já retirou os botões de excluir/alterar/navegação.

O que não consegui ainda foi criar o sequencial automático (2º campo no form), visto que a tabela não tem auto-incremento.

Rodrigo

Bom Dia,

Você pode tentar utilizar o “Auto-incremento(Manual)”, onde internamente a aplicação irá dar um SELECT Max … no seu banco e incrementar mais a cada nova inclusão.

Para utilizar no campo, você pode editar o próprio campo e na guia de edição “Valor no banco de dados” no momento da “Inserção” atribuir esta propriedade que falei anteriormente.

Ou no link “Atribuir Valores” , você pode fazer o mesmo procedimento.

Espero ter ajudado.

Rodrigo Lins.

Rodrigo, obrigado pela resposta.
Na verdade tentei o incremento manual, mas não funcionou.
Não sei se era pq a tabela estava vazia.
Acabei mudando a tabela e deixando apenas o campo sequencial com PK e auto incremento.
Daí o “forçar valor” com incremento automático funcionou.

3 coisas que percebi quando criei a ligação de aplicação, da consulta pra o form de inclusão:

  1. Mesmo marcando “Fecha o formulário após uma atualização” nas propriedades da ligação, a tela não é fechada, forçando o usuário a clicar em retornar.
  2. Mesmo marcando a janela como modal, a tela do form ligado aparece como “abrir na mesma janela”
  3. Na ligação eu marquei “Habilitar botão para edição do registro na consulta”. O botão do “lápis” aparece, mas qd o form é aberto, o campo imagem não é exibido, apenas o campo para nome da imagem e botão “enviar arquivo”.

Abraço.
Rodrigo Araújo

Acabei de perceber que o botão “lápis” na consulta, para editar o registro, está abrindo em modo de inclusão e não de alteração.
Esse botão lápis foi inserido a partir da ligação.
Rodrigo Lins, se vc puder dar uma olhada te passo o link pra vc olhar por email, pois meu SC e ambiente de desenvolvimento são no provedor.

Valeu.
Rodrigo Araújo

Talvez vc nao esteja passando para o frm o id do registro na consulta corretamente. Isso aconteceu comigo e era isso.

Tipo: Na consulta eu estava listando os usuarios do sistema. E tinha uma ligação para alterar os dados pelo frm usuarios. A ligaçao era o id do usuario na consulta com o id do usuario no frm. Eu não estava passando o id da consulta para o id do frm corretamente. No SC quando nao vem nada na query do frm ele abre como novo.

Consertei os parametros da ligação e funcionou.

Mais detalhes…
Quando crio a ligação de aplicação…
Marquei as seguintes opções:

“Exibir o botão Novo na consulta” = SIM (largura e altura vazios)
"Modo de operação do link " = MODAL
“Tecla de atalho” e “URL de saída” em branco
“Fecha o formulário após uma atualização” = SIM
“Habilitar botão de Insert” = NÃO
“Habilitar botão de Update” = SIM
“Habilitar botão de Delete” = NÃO
“Habilitar botões de Navegação” = NÃO
“Habilitar botão para edição do registro na consulta” = NÃO

Comportamento executado

  1. O botão “Novo” é exibido, mas não abre em modal e sim em modo “_self”;
  2. O botão lápis, que não era pra ser exibido, pois marquei “Habilitar botão para edição do registro na consulta” = NÃO, de qualquer jeito aparece. Tanto faz marcar como desmarcar a opção.
  3. Mesmo marcando “Habilitar botão para edição do registro na consulta” = SIM, a tela que se abre (agora sim em modal) não abre editando o registro selecionado e sim, em modo de inclusão.

Devo estar fazendo algo de errado, só não sei onde ainda.

Cleyton:
Acabei de ler sua resposta enquanto escrevia este post. Vou testar e já retorno se funcionou. Na verdade quando eu crio a ligação, o SC me pede 2 parâmetros, o primeiro com certeza é este que vc falou, o segundo é uma variável que passo para preencher um campo na inclusão.
Vou testar e posta já o resultado.
Obrigado.
Rodrigo Araújo

Valeu.

Cleyton, realmente não estava passando o id da consulta para o form mas, mesmo consertando a ligação, o form continua a abrir em modo de inclusão qd clico no lápis.

Outra coisa é que, o motivo da ligação criada é abrir a tela de inclusão, mas o SC não obedece o parâmetro “modal” e abre sempre em _self.
Já o botão lápis, que é uma característica e não o objetivo da ligação, abre em modal.

Vou mexer aqui até encontrar uma solução.

Valeu.
Rodrigo Araújo

Cleyton, achei a fonte do problema.

Eu tinha modificado a estrutura da tabela, pra usar auto numeração automática, daí não tinha retirado um dos campos na lista de chaves primárias. Quando equalizei com a realidade da tabela funcionou, a edição passou a localizar o registro e abrir em modo de edição.

Porém, não entra na minha cabeça a tela de inclusão (botão novo criado na ligação) abrir em self e não em modal conforme marquei. Apenas a edição (lápis) abre em modal.
E tem mais, mesmo não marcando “Habilitar botão para edição do registro na consulta” (na verdade deixei tudo desmarcado) o botão do lápis aparece. Se eu não quiser que o usuário tenha acesso a alteração não terei como evitar. Se vc puder testar isso no seu SC eu agradeço.

Valeu pela ajuda.