Acentuações e carácteres especiais

Olá a todos!
Resolvi postar aqui porque minha paciência esgotou kkkkk
Sempre no ambiente de desenvolvimento as acentuações e caracteres especiais funcionam perfeitamente, porém quando migro a aplicação para ambientes remotos de produção , não funciona mais, os acentos são substituídos por caracteres estranhos/lixo.

Alguém tem uma “receita de bolo” com quais configurações as aplicações geradas pelo Scriptcase devem ser publicadas?
Ficaria muito grato!

No meu ambiente de produção as configurações estão assim:

• Propriedades do projeto: Configurações Regionais Português (Brasil) e Charset Unicode (UTF-8);
  • Conexão com o banco de dados MySql do Scriptcase client_encoding utf8;
  • Propriedades do database no Mysql Server: Default collation = utf8_general_ci e Default characterset = utf8

Dessa forma no ambiente de produção os acentos desconfiguram.
Alguém pode ajudar?

Estou hospedando no Scriptcase.Host

Julio

e por causa de sua paciência esgotada culpa o SC do problema?

Existem diversos locais de configuração de collate.

Apache, php, conexão, app, banco de dados… todos deve estar no mesmo collate do desenvolvimento.

Não me lembro de ter “culpado” o SC, mas vou revisar as configurações.

Não manifestou a culpa claramente no SC por isso perguntei.
O problema está no seu ambiente de produção, reveja com cuidados.

Haroldo, acredito que sua paciência esteja mais esgotada que a minha.
Vou revisar, obrigado.

Nada, de boa.

Não resolvendo volta aqui.

*** Quando estou mal humorado não costumo nem entrar no fórum. De boa mesmo.

Obrigado Haroldo.
Abri um ticket com o provedor para verificar as configurações na hospedagem.

Verifiquei todas as configurações e todas setadas com UTF-8 mas permanecia não funcionando!!!

A única configuração que mudei e achava que não havia necessidade, foi o Charset específico da aplicação.
Estava em branco, pois eu havia entendido que herdava da configuração do projeto.
Setei o Charset específico de todas as aplicações e somente desta forma funcionou.
Cheguei até deixar em branco novamente em apenas uma aplicação para ver qual seria o resultado novamente e o resultado foi o mesmo, os acentos voltam a “não funcionar”, alterei novamente o charset dessa aplicação e seguiu funcionando.

É isso mesmo? tenho que setar a cada aplicação criada o charset mesmo que seja o mesmo da configuração do projeto?
Por via das dúvidas, de agora em diante vou sempre setar charset na aplicação também.

Uma opção ótima seria o scriptcase incluir na Edição expressa de aplicações o Charset, pois tive que entrar uma a uma e aletrar, mas tranquilo.

Edite a propriedades de seu projeto e veja lá o charset (geralmente entra ISO como padrão).
Se for ISO altere para UTF8 e as aplicações podem ficar em branco.

Pois é Haroldo,
Nas propriedades do projeto eu já havia trocado na criação mesmo para UTF-8, antes de qualquer aplicação ser criada.
Mas não funcionou.
Mesmo assim vou seguir setando nas aplicações também.

Eu também estou com problema assim e já tentei de tudo pra resolver.
Está tudo configurado como UTF-8 (projeto, banco, aplicação, php, conexão).
Ele insere o registro certo no banco.
As aplicações leem os dados corretamente.
Mas se eu dou um “atualizar” no registro todos os acentos e caracteres especiais mudam pra ?. E ele salva o bendito ? no banco!

Esse meu projeto está na versão 6.
É um projeto antigo e não queria ter que atualizar ele pra uma versão mais recente do SC agora. Será que é a única forma de acertar isso? Ou tô esquecendo de alguma coisa?

Olá Julio,

Também já passei uns perrengues com a configuração dos Collates e Charsets, não sei se ajuda, mas no meu caso em especifico as coisas resolveram depois que passei a setar em cada aplicação o collate desejado.

Faça o teste em uma aplicação em especifica e envia pro servidor de Produção pra ver se ajuda.

Ex:
App Formulário -> Aplicação -> Configuração -> Charset -> Unicode (UTF-8)

Espero ter ajudado.

Rogério Lins

Bom dia Júlio não sei se cheguei atrasado na covnersa, ou se já resolveu, passei pelo mesmo caminho que você trilhou e outras que os colegas falaram, mas no meu caso foi o Scriptcase que alterou após a atualização 9.2, ao colocar em produção você necessita editar a conexão, lá também tem a opção de charset, neste local coloque no seu caso utf8, e resolverá seu problema.
Observo como colegas citaram, seu ambiente de desenvolvimento devem estar com o mesmo charset, pois neste caso deixa de ser problema gerado para ser problema operacional.

Fique com Deus!

No meu caso já mudei tudo e nada resolveu.
Defini na aplicação também e na configuração da conexão. Nada!