Abrir formulário de justificativa [RESOLVIDO]

Bom dia.

Estou com a seguinte demanda:

Tenho um formulário, onde nele tem um campo do tipo SELECT, onde ao selecionar um determinado valor “Encerrado”, ele solicite uma justificativa num campo texto.

Objetivo: Solicitar ao usuário, justificar pq está encerrando o negócio.

Dúvida: Como posso fazer, a chamada deste formulário, como modal, gravar a justificativa e permitir a alteração do registro, caso não tenha justificado, impedir a alteração do registro?

Att.

André.

Habilite o campo justificativa ao selecionar o campo select como encerrado.

Use evento Ajax onchange do campo select e com um If e sc_field_display para mostrar e esconder o campo justificativa.

Inicialmente, eu tinha pensado em um formulário a parte, como um modal para justificativa, mas agora estou testando essa funcionalidade que você sugeriu Haroldo.

Vamos ver o que consigo.

Trabalhe no simples e atinja seus objetivos mais rapidamente.

Funcionou.

Como foi feito:

Criado um campo no formulário: {TEXTO_JUSTIFICATIVA}
Criado um evento ajax do tipo onChange em outro campo de situação do negócio: {STATUS_OPORTUNIDADE}
No evento, chamo um método javascript que criei para fazer a tratativa de esconder o campo por javascript:

$( document ).ready(function() {
var val = $(".colors > .active").val();
document.getElementById("id_sc_field_status_oportunidade").value = val;

if((val === 'P')){
	document.getElementById("hidden_field_data_texto_justificativa").style.display = 'block';
}else{
	document.getElementById("hidden_field_data_texto_justificativa").style.display = 'none';
}});

Ainda não sei muito de Javascript, mas para aprender e solucionar meu problema, funcionou bem.

Obrigado.

Achei que complicou, poderia fazer em PHP e SC, mas se resolveu ótimo.

Bom dia Haroldo.

Na verdade, não tive muita opção, existe um detalhe que ocultei rs. O campo da situação estou atualizando através de um botão, que via JavaScript, alterna no onclick entre (A,P e G).

Aí o evento ajax no campo de situação não estava funcionando direito, mesmo o javascript atualizando ele, eu tinha que clicar duas vezes no botão Perdido§ por exemplo, para aparecer o campo da justificativa.

Obrigado pela ajuda.

Att.

André.

Mesmo no evento Ajax onclick?

Nele não cheguei a testar, testei no Ajax onChange do campo. Até pq o Ajax Onclick chama o método Java que atualiza o campo com os valores que preciso, eu teria de ter certeza que vai executar a alteração primeiro e depois ele teria de verificar se o valor atende à condição para exibição do campo.