8.1 - DISCUSSÃO SOBRE NOVO MENU.

Assisti hoje apresentação da versão 8.1, e gostaria de discutir as novas implementações.

Nesse tópico, o Novo Menu.

Um novo recurso importantíssimo é a possibilidade de abrir mais de uma aplicação simultaneamente.
Finalmente um pedido muito antigo atendido.

Ficam as dúvidas?

• O recurso funciona em menus dinâmicos? Como ficam os ícones (habilitado/desabilitado) nesse caso?

E aí Haroldo tudo bem? Testei e achei bem interessante. Funcionou bem para menu normal e árvore com estrutura SC. Com estrutura dinâmico funciona apenas no modo normal. O menu árvore dinâmico está com bug de abrir em uma nova guia e não em aba. Eu informei a equipe de bugs e será corrigido em breve.
Por fim achei muito bacana essa implementação e com certeza bem útil, fiz diversos testes e está funcionando muito bem em questão de usar diversas abas ao mesmo tempo, funcionou bem.
Em questão dos ícones, todos ficam com a mesma aparência, habilitados e desabilitados nas 2 estruturas.

Rodrigo bom dia,

Você já está usando o SC 8.1 em produção? Ou somente testando ainda?

Bom dia, estou usando em desenvolvimento.
Produção não publiquei totalmente. Precisei fazer algumas manutenções e publiquei no ambiente que tenho IIS com PHP 5.5 e até agora tudo ok.

Valeu, Rodrigo.

Tenho amigos usando em ambiente de produção com Php 5.3 e esta rodando normal.

Valeu pelo feedback Fred.

Rodrigo, quer dizer que a opção de abrir em abas as apps no modo dinamico, funciona? Apenas fica a questão do icone que não se altera? É isso?

Nos meus testes do menu abrindo em abas, percebi o seguinte:
ABA 1 - Abro um grid do cadastro de clientes, com dados como nome, telefone, etc.
ABA 2 - Abro o cadastro de pedidos, onde tenho a opção de digitar um novo telefone do cliente. Nessa aba, no evento AfterInsert, coloco um processamento para ir até o cadastro de cliente e atualizar o novo telefone.
ABA 1 - Ao voltar para a ABA 1, essa atualização de telefone não é refletida, ou seja, só depois que eu fechar e abrir novamente o cadastro de clientes numa nova aba.
Seria o caso de dar um REFRESH ao voltar a uma ABA já aberta.
No mais, esse recurso está funcionando normalmente.

Bom para não ficar confuso montei um vídeo para mostrar o comportamento.
Resumindo:

• dinâmico não abre com ícone, só funciona abas no modo normal, tree abre em uma nova aba (conforme bugs está em correção)
  • estrutura sc abre com ícone tanto em tree como normal

Veja o vídeo:
http://ojrconsultoria.com.br/uploads/menu_sc_novo.php

Eu vejo completamente normal o processamento, e obvio que si atualizar os dados terá de fazer um refresh nos dados para velos novamente atualizados.

Com certeza, implemente via javascript um refresh na aba onde esta o cadastro de clientes.

O ideal é que tivesse uma propriedade de refresh automatico onde se configura-se o tempo para isso.

Muito obrigado por compartilhar sua experiência Rodrigo.

Estou tendo problemas no sistema que desenvolvi.

1. A orientação dos itens do menu que defini para ficarem alinhados à esquerda somente ficam centralizados. A opção de orientação não funciona.
  2. Além dos itens do menu, disponibilizei para o usuário vários botões para acessos às telas, porém quando se abre a tela pelos botões, as telas não são abertas em abas, somente se acessado pelas opções do menu.
  3. Ficou muito bom poder abrir várias telas ao mesmo tempo em abas, mas tenho um problema com isso. Defini algumas variáveis globais, como ID de item, por exemplo. Se abro uma tela com um determinado item e outra tela com outro item, se houver uma atualização, o registro alterado será o ID do item aberto pela última tela.

A versão atual em desenvolvimento em que estou fazendo os testes é a 8.01.0002.

Att.,
Michel

Variaveis Globais são compartidas entre todas as aplicações ja que estão em SESSION.
Eu Previ isso y nas minhas Apps tenho identificado o Nome Variavel + Nome APP nunca vai ocorrer problemas.
Obviamente pra que ja tem a App com muitas Apps vai ser dificil contornar isso.
y Não creio que a NM de uma solução para isso, pelomenos não a curto prazo

Sim, William.
É dessa forma que estou alterando o sistema. Para cada tela uma variável com nome diferente.

Obrigado,
Michel

Boa Tarde,

Comecei a usar o menu com abas e NÃO funcionou certo a opção de NAVEGAÇÃO setada nas aplicações, onde ela deveria ter uma opção de FECHAR aquela Aba.
    Que tal esta opção na nova atualização ??

Ana Brock