Sub-gráfico dando erro quando selecionado condição que possua acento

Olá!

Criei uma aplicação de gráfico com alguns dados da minha tabela. preciso fazer um comparativo entre o bairro e a idade dos clientes.

O campo bairro é preenchido através da da função de CEP e ele, automaticamente, já puxa o nome do bairro com o respectivo acento. Até aí tudo bem, está correto. (formulário)

Criei a aplicação gráfico com os campos bairro e idade selecionados. rodo a aplicação e ele me mostra corretamente os bairros e a quantidade de registros 100%. porém quando eu clico no dado de algum bairro para entrar no subgrafico daquele bairro (que possui acento no nome) para ver as idades por aquele bairro ele dá um erro na geração do gráfico.

Quando faço a mesma coisa em um bairro que não possua acento, ele apresenta os dados das idades daquele bairro corretamente.

Na verdade não sei se é bug ou se existe alguma função que eu desconheça no SC que corrija isso.

Vocês podem me ajudar?

O link da aplicação é esse. Se clicar em um nome de um bairro com acento (exemplo CATOLÉ), vocês verão a mensagem de erro.

http://www.onibuscg.com.br/errochart

HBC,

Acho que isso aqui pode lhe ajudar…

http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php?topic=5932.0

Se estiver usando MySQL/MariaDB,

Faça o backup primeiro das suas bases e depois isso:
ALTER DATABASE base_de_dados DEFAULT CHARACTER SET utf8 COLLATE utf8_general_ci
ALTER TABLE tabela DEFAULT CHARACTER SET utf8 COLLATE utf8_general_ci
ALTER TABLE tabela CONVERT TO CHARACTER SET utf8 COLLATE utf8_general_ci;

Depois entre no seu SC em Projetos > Propriedades > Localização:

Na produção mudar isso também na conexão:

• Olhe o charset das suas app se esta em branco (ele pega o default das propriedades) ou utf8, se tiver diferente corrigir.

Depois gerar tudo, atualizar a produção e testar novamente.

Eu não seria tão radical… se o problema está ocorrendo apenas nos gráficos onde o campo tem acento - sem sombra de dúvida que isso é um bug e que possivelmente jamais será corrigido - então é só construir uma view com a correção da acentuação.

Agora, se vc vê problemas a frente, então altere o DB.

Pessoal, muito obrigado pela atenção de vocês!

Jovito, esse link que você colocou eu havia encontrado e testei. coloquei em todos os eventos do gráfico e como método PHP também chamado em todos os eventos (claro, um de cada vez após teste fracassado em cada um) e não funcionou.

Pensei em fazer a substituição dos dados com acento por dados sem acento no DB, mas aí eu teria que fazer manualmente pelo menos uma vez por dia pra cada caracter especial.

Vou tentar essa opção do jailton e coloco a resposta aqui!

Abraços

tenho o mesmo problema… acabei de instalar o trial e já na primeira aplicação não consegui evoluir…
acho q a equipe do SC deveria focar nesse bug pois muitas pessoas tem bancos enormes que não estão em utf8
e a migração é praticamente impossível…

o ideal seria alguma solução de integração…

Sete o charset corretamente na suas apps e na sua conexão ao banco que não terá problemas.
Meu servidor foi durante muito tempo 100% utf8 e eu insistia em trabalhar com ISO-8859-1 (latin1).
Trabalhei sem problemas.
Hoje migrei tudo para UTF8.

UTF8, para html, códigos web, e banco de dados WEB virou padrão universal.

HBC, vi pelo seu link que você fez a consulta sem o acento e assim funcionou. Você fez mais testes com acento? Não teve resultado?

Converti minha base para utf8 seguindo as instruções do Jailton mas continua dando o mesmo erro. Acho que o problema está no arquivo xml que ele gera na pasta tmp do scriptcase, quando o texto tem acento o nome do arquivo não fica igual ao texto mostrada na tela (no gráfico a acentuação aparece corretamente, mas o nome do arquivo xml gerado não).

Deve ser alguma incompatibilidade com o gerador de gráfico e o sistema operacional. Rodando Win10 ptbr aqui, tem alguém rodando Linux para comparar o comportamento?

Boa tarde.

Use a função COLLATE no atributo que queira tirar a acentuação.
Tive o mesmo problema e resolvi usando essa função.

Att