Exatamente, como escrevi várias vezes é um contexto, usei a criptografia como um exemplo, se você tivesse apenas duas alternativas (é expeculação, obvio que no mundo real não é assim) mas se tivesse apenas 2 alternativas pra proteger seus dados, qual optaria ? upgrade do PHP ou Criptografia dos dados ?
Ainda dentro dessa resposta, qual das duas depende de você ?
Perebe ?
Leia todo o forum e terá a sua resposta … eu falo das coisas boas mas o que está errado e que está debaixo de uma Lei que regula, precisa ser corrigido.
Reforçando a imagem …
Nao tem essa de dois pontos … sao 16 pontos para estar adequado … é isso e você nao é advogado.
Quem não aceita críticas não evolui.
Já é uma tradição aqui alguns não aceitarem minhas críticas técnicas.
A ferramenta tem coisas boas sim. Na verdade quem iniciou no SC desde sua primeira versão Ajax (2006), acreditou que seria uma grande ferramenta e investiu muito nela. Como por exemplo eu.
Mas todo produto tem seu tempo de vida. E para a ferramenta continuar sendo top ela precisa evoluir como seus concorrentes rapidamente estão evoluindo.
Particularmente acho as grids do SC imbatíveis (não chamo isso de BI) mas o dinamismo que ela proporciona em tempo de execução acho fantástico, no entanto que uso as grids (infelizmente através de iframes) dentro de menu de concorrente, já que formulários exigem maior segurança e responsividade, problema é que não dá mais para acessar grid SC de um domínio (php 7.3) dentro de scripts outro domínio (php 8).
E hoje o profissional completo não deve ficar dependente de FW / RAD.
Eu tento usar o melhor de cada um em seus potenciais.
Aí perguntam o que isso tem a ver com LGPD?
Tudo. Primeiro justifica à aqueles que acham que estamos metendo o pau na ferrmenta ou em seu fabricante, segundo, cabe a mim procurar as melhores metodologias para garantir a segurança dos dados de meus clientes.
Criptografia:
Php em sua versáo estável mais recente:
Versão do SO com patch atualizado:
Criptografia + Php em sua versão estável mais recente + Versão do SO com patch atualizado:
Ok, pelo menos não fugiu à resposta sobre o que tem de bom na ferramenta.
Eu considero Grids e Filtros do SC sensacionais para uma RAD.
Eu já disse isso várias vezes.
Filtro Refinado por exemplo … Já disse várias vezes.
E também já disse com propriedade que o SC não tem B.I.
Eu comecei B.I. no Brasil em 1999 (eu trouxe para cá) no primeiro projeto corporativo de DW e BI em uma grande Telecom que veio a ser comprada. Me treinei naquela época com o Bill Inmon que e meu amigo até hoje. Bill Inmon é o pai do DW.
Enfim a ferramenta tem uma GRID Ótima, filtros bacanas e agilidade em desenvolvimento.
Mas isso não resolve a questão do PHP fora de suporte e da LGPD.
Tenho clientes com Deptos de TI extremamente exigentes (e justificam essas exigências
por causa LGPD). Se LGPD contempla ou não PHP 7.3 (devido a sua falta de suporte), o depto de TI não quer saber e faz exigências quanto as versões das bibliotecas, linguagem e versão do SO que utilizo para hospedar meus sistemas. Ou seja, ou migro todos os relatórios para ferramenta que trabalha com versão do PHP estável recente ou atualizo a versão do php em meu servidor ou perco um valioso cliente.
Pior que acreditando que a 12 meses atrás o SC já estaria com PHP atualizado, não me preveni em refazer todos os relatórios, e meu prazo vence em meados desse ano.
Já iniciei a migração dos relatórios, mas não terei tempo hábil para migrar todos.
Passo pela mesma coisa. E quem manda ? Quem sempre mandará é o cliente. E ele disse que ele precisa das aplicações no PHP 7.4 para cima para ELE estar dentro da LGPD.
Não foi o meu adv que disse… Foi o cliente.
Não entendi porque você pegou uma duvida de anos atrás pra contextualizar aqui.
Não faz sentido pra questão.
Outra coisa, não entendi também o porque de suas indiretas acima citando falta de profissionalismo. Adoram falar o que querem mas não gostam do contraponto… então, como falei pro outro rapaz que só queria a negativa, encerro também a conversa sobre isso aqui, já deve ter ficado claro pra qualquer outro que leia o topico a intenção de cada um.
abraço e sucesso profissional pra você também.
Leandro, quando se generaliza uma posição não significa que ela foi direcionada específicmente para você.
Na verdade gostei que opinou tecnicamente, apesar de acreditar que minha visão é mais macro.
O link do tópico copiado, foi apenas para levar ao passado o que penso sobre a ferramenta justificando que meus pensamentos não mudaram.
Reparei também que na dúvida dele quem prontamente ajudou foi você @InfinitusWeb.
Muito bacana isso.
Não me incomodo com discussões entre pessoas do forum ou suas questões de interpretação de LGPD ou qualquer outra que seja.
O que me incomoda é não ter uma palavra da NM oficialmente sobre o assunto LGPD.
Acabou de dizer tudo!
Parabéns pelo Bom Senso ! É isso !
Senhores(as),
Apesar de usar o SC desde 2015 e estar nesse fórum desde então, pouco entro aqui. Porém vim justamente pesquisando temas relacionados ao tópico.
Estou com um cliente governamental e simplesmente não posso entregar o produto desenvolvido porque, pelas regras de negócio deles, obrigatoriamente preciso estar em uma versão do php ainda ativa (no caso a 7.4).
Estou inclusive na iminência de ser multado por atraso na entrega.
Estou extremamente aborrecido com essa falta de compromisso da empresa em sequer dar uma posição oficial para eu pudesse documentar e tentar ganhar mais tempo.
Vc entrou em contato com a NM? Eles te deram um retorno?
Não tive retorno do email enviado solicitando informações. Mas pelo que lí aqui não sou o único a ficar sem resposta.
Estranho. Eles não te retornaram ou deram uma resposta evasiva? Porque aí de fato fica complicado.
Estou na mesma situação