[RESOLVIDO] Erro de insert após atualização do Scriptcase

Pessoal, após fazer a última atualização (atualizei no dia 28), meu formulário não consegue mais fazer o insert, retornando um erro de sintaxe. Segue abaixo o erro exibido no modo debug do scriptcase:

1064: You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MariaDB server version for the right syntax to use near ‘’ at line 1
ADOConnection._Execute(select count() from contatos where id = , false) % line 1085, file: adodb.inc.php
ADOConnection.Execute(select count(
) from contatos where id = ) % line 6211, file: novo_contatos_apl.php
novo_contatos_apl.nm_acessa_banco() % line 1842, file: novo_contatos_apl.php
novo_contatos_apl.controle() % line 2046, file: index.php

Segue, também o print da tela:
https://nimbus.everhelper.me/client/notes/share/706546/fc4eob13xkquyq58dq1z

Essa query sql não foi feita por mim. Tenho algumas queries que fazem um count, mas posso afirmar que estão corretas.

Daniel bom dia,

Qual é o tipo da app? É um form? Ou é uma grid? Este SELECT está em algum evento? Tem outros códigos em outros eventos?

É um form, e esse select não fiz. Acho que deve ter sido gerado pelo Scriptcase. Não fiz essa querie.

Cara, estou passando mais tempo tentando contornar problemas do que produzindo nessa ferramenta.

Talvez porque você esteja olhando o SC de forma diferente do que ela realmente é. Eu por exemplo uso o SC desde 2009 e não tenho tido problemas de produtividade desde então. É lógico que o SC tem suas limitações, como toda ferramenta tem, mas o mais importante é entender o conceito que ela propõe como um RAD. Por isso que é sempre interessante assistir aos videos do SC pra ver como funciona, até porque quando se tem uma cabeça voltada para o desenvolvimento em PHP puro, as coisas mudam quando se usa o SC.

De qualquer forma, quanto ao teu problema, parece que o form não tem ligação nenhuma com uma grid e o SC faz ligação de uma grid com o form pelo ID, que é normalmente o campo de chave primária. Por isso a geração da query pelo SC está passando um ID vazio.

Aproveitando o ensejo, te desejo sucesso em 2017 e que o SC te dê muitas alegrias no novo ano.

Abraços,

Estou com o SC desde 2007. No início, como é normal, levei muita surra pra engrenar na ferramenta. Hoje posso afirmar que se trata da melhor ferramenta disponível no mercado, lógico dentro da área proposta.
Tenhamos calma e sigamos o compasso evolutivo que chegaremos lá!
Feliz 2017 pra todos e muito sucesso, com a permissão de DEUS, claro!

Mas o problema vir no insert? Que relação isso teria com a grid? Não vejo lógica nesse erro.
Realmente, talvez eu não tenha entendido o objetivo da ferramenta.

Então minhas perguntas seriam.
A ferramenta é para programadores? Se sim, de fato existe liberdade para os mesmos?
A ferramenta é para desenvolvimento rápido? Se sim, por que é tão demorado fazer a publicação de um projeto? Já que precisamos o tempo todo rever as permissões das pastas e arquivos?
Qual a lógica para o lançamento de versões? Pergunto, pois venho vendo que a cada novo pacote de lançamentos, a ferramenta vem recheada de bugs.

Em fim, acho que vou desistir de usar a ferramenta para produção de projetos sérios, pois é muita dor de cabeça. Acho que usarei um framework, o Laravel ou Codeigniter. Pois pelo menos ao retornar erros saberei que terá 98% de chances do erro ser meu, e caso não venha a ser erro meu, ainda assim conseguirei mexer no core. E mais, não tem tanta dor de cabeça em publicar ou achar uma variedade de servidores que suportam.

Obrigado aos amigos que usaram de seu tempo em tentar tirar dúvidas. Um forte abraço e que esse ano que se inicia seja cheio de conquistas para tod@s.

Essa questão eu supus que havia uma grid chamando o form, pois não passaste maiores detalhes sobre o problema, tipo, se está sendo chamado de uma grid ou de um filtro ou se é somente um form que está sendo executado diretamente no menu, etc…

Realmente, talvez eu não tenha entendido o objetivo da ferramenta.

Então minhas perguntas seriam.
A ferramenta é para programadores? Se sim, de fato existe liberdade para os mesmos?
A ferramenta é para desenvolvimento rápido? Se sim, por que é tão demorado fazer a publicação de um projeto? Já que precisamos o tempo todo rever as permissões das pastas e arquivos?
Qual a lógica para o lançamento de versões? Pergunto, pois venho vendo que a cada novo pacote de lançamentos, a ferramenta vem recheada de bugs.

Em fim, acho que vou desistir de usar a ferramenta para produção de projetos sérios, pois é muita dor de cabeça. Acho que usarei um framework, o Laravel ou Codeigniter. Pois pelo menos ao retornar erros saberei que terá 98% de chances do erro ser meu, e caso não venha a ser erro meu, ainda assim conseguirei mexer no core. E mais, não tem tanta dor de cabeça em publicar ou achar uma variedade de servidores que suportam.

Bom, o SC é uma ferramenta produtiva para qualquer tipo de projeto. Como te disse anteriormente, é preciso mudar alguns conceitos principalmente para quem está acostumado com frameworks e tem que usar um RAD. Mas aí vai de quem está disposto a investir tempo para essa mudança de conceitos. Aqui no fórum, se você pesquisar, tem pelo menos uns 95% de desenvolvedores gerando projetos com o SC. Também como te disse anteriormente, o SC não é 100% livre de bugs, mas nenhuma outra ferramenta igualmente não o é.

Mas como cada cabeça é uma sentença, você de fato é quem decide o que é melhor para você.

Obrigado aos amigos que usaram de seu tempo em tentar tirar dúvidas. Um forte abraço e que esse ano que se inicia seja cheio de conquistas para tod@s.

Igualmente a você e que Deus te abençoe em tudo o que fizeres.

Resposta de Daniel Bahia.

Yuri, tudo bem?

Reinstalei o Scriptcase. Aparentemente está funcionando. Obrigado pelo retorno.

Att
Daniel Bahia – EMPÍRICO Soluções
Desenvolvedor & Programador

Yuri bom dia,

Obrigado pelo feedback.

O Yuri foi bastante prestativo. Espero não ter que reinstalar o sistema. E dessa vez vou esperar mais antes de aceitar as atualizações logo de cara.

Daniel Bahia, tenha em mente: Faça backup dos projetos SC toda vez que trabalhar nele. Tanto geral como exportação de aplicações de projeto.