Essa questão eu supus que havia uma grid chamando o form, pois não passaste maiores detalhes sobre o problema, tipo, se está sendo chamado de uma grid ou de um filtro ou se é somente um form que está sendo executado diretamente no menu, etc…
Realmente, talvez eu não tenha entendido o objetivo da ferramenta.
Então minhas perguntas seriam.
A ferramenta é para programadores? Se sim, de fato existe liberdade para os mesmos?
A ferramenta é para desenvolvimento rápido? Se sim, por que é tão demorado fazer a publicação de um projeto? Já que precisamos o tempo todo rever as permissões das pastas e arquivos?
Qual a lógica para o lançamento de versões? Pergunto, pois venho vendo que a cada novo pacote de lançamentos, a ferramenta vem recheada de bugs.
Em fim, acho que vou desistir de usar a ferramenta para produção de projetos sérios, pois é muita dor de cabeça. Acho que usarei um framework, o Laravel ou Codeigniter. Pois pelo menos ao retornar erros saberei que terá 98% de chances do erro ser meu, e caso não venha a ser erro meu, ainda assim conseguirei mexer no core. E mais, não tem tanta dor de cabeça em publicar ou achar uma variedade de servidores que suportam.
Bom, o SC é uma ferramenta produtiva para qualquer tipo de projeto. Como te disse anteriormente, é preciso mudar alguns conceitos principalmente para quem está acostumado com frameworks e tem que usar um RAD. Mas aí vai de quem está disposto a investir tempo para essa mudança de conceitos. Aqui no fórum, se você pesquisar, tem pelo menos uns 95% de desenvolvedores gerando projetos com o SC. Também como te disse anteriormente, o SC não é 100% livre de bugs, mas nenhuma outra ferramenta igualmente não o é.
Mas como cada cabeça é uma sentença, você de fato é quem decide o que é melhor para você.
Obrigado aos amigos que usaram de seu tempo em tentar tirar dúvidas. Um forte abraço e que esse ano que se inicia seja cheio de conquistas para tod@s.
Igualmente a você e que Deus te abençoe em tudo o que fizeres.