Bom, como sou novato com o SC, vou precisar da boa vontade de vcs para me ajudarem em mais um probleminha… que é o seguinte: Eu tenho uma tabela chamada cotacao, representada por um form simples para cadastro do mesmo. Logo, eu posso cadastrar “N” cotacoes (botao novo do form), porem, logo a seguir tenho uma consulta que puxa os dados da cotacao, mas quando executo ele puxa TODAS as cotacoes… quando na verdade, eu queria puxar uma especifica… Tentei utilizar o comando WHERE id = {id} no SQL da consulta, porem sem sucesso, o campo {id} aparece vazio no sql… Acredito que por ter inumeros registros da “cotacao”… então eu pergunto, como posso estar fazendo isso? Agradecido desde ja pessoa !
Na consulta use as opções de filtro, é como montar um formulário e você pode determinar os tipos de condições de cada campo.
Na consulta se você clicar em Pesquisa será carregado o filtro da consulta, se voc~e montar o filtro o SC se encarrega de gerar os SQl necessários.
Poderia dissertar mais sobre isso? Não compreendi muito bem… Isso seria somente para uma grid com filtro? Pq no caso eu só preciso da grid msmo, pois trata-se de um relatorio para ser impresso em pdf, e eu preciso definir que a consulta que virá vai ser somente a que eu estiver atualizando (ou inserindo) e nao todas elas a serem mostradas, entendeu?
form_cotacao (inumeras cotacoes) -> grid_cotacao (mostra uma unica cotacao em questao)
Uma aplicação grid traz dentro dela várias opções prontas como Filtro, Gráficos, Detalhes, Resumo.
Existem duas situações:
1 - Você pode no SQL definir id = [id], nesse caso obrigatoriamente você terá que informar o valor de [id] e então a grid irá trazer a cotação informada.
2 - Você pode configurar sua aplicação grid pra iniciar pelo filtro e no filtro definir um ou mais campos que poderão ser usados para encontrar a cotação desejada, para usar esse recurso é só entrar na opção de filtros da aplicação dentro do SC e configurar os campos que farão parte do filtro que podem ser por exemplo: id, nome vendedor, cliente, data cotação, etc…etc…etc.
As duas formas funcionariam o que diferencia uma da outra basicamente é que na primeira você já define o campo da tabela que deverá ser preenchido pelo valor da variável, na segunda opção o SC se encarrega de montar o WHERE de acordo com os campos que você definiu e o usuário do sistema preencheu.
Obrigado amigo! Utilizei a primeira solução e consegui solucionar o problema. Super agradecido pelas informações e ajuda, um abraço.
Arthur, por favor coloca como resolvido no tópico, pois ai quem ver logo no tópico que ta resolvido, pode passar para outro tópico e tentar ajudar outra pessoa.