Permitir alteração em campos de chave primária

Tenho um formulário tipo Grid Editável.
Esse formulário tem 2 campos texto e 1 descrição. Os 2 campos texto são chave primária da tabela associada.
O scriptcase, por padrão, não permite alterar esses campos. Eles ficam como read-only no momento da execução.
Tem alguma forma de liberar esses campos para alteração?

A chave primária não deve ser alterada.

Se nao for AI(Auto incremente) tem sim

é so voce ir em Formulario -> editar campos -> retirar o read only

Abraço

Valeu DuaBox.
Obrigado

Como alterar chave primária??? Não tem como.
Se vc tentar alterar o campo vc verá a mensagem que não existe o registro.

Pelo SC a chave primária não pode ser alterada, só manualmente pelo seu SGDB ou criando um método controle no SC específico para isso usando SQL.

Na minha opinião, se ta precisando que o usuário altere a chave primaria na tela do sistema, provavelmente tem um erro de concepção do sistema e/ou não entendimento de como funcionam bancos de dados relacionais.

Já passei por isso

Ocorreu em uma tabela de ligação com 3 campos ( id_produto, ordem ,id_item )
Ela descreve os itens de um produto e sua ordem de fabricação
tentei mudar a ordem e o SC deu o pau comentado acima ( registro não existe ) a solução foi criar um id auto-incremento (furando as regras de normalização)

O certo seria o SC guardar os valores iniciais para usar no WHERE. E mais certo seria eu fazer isso rsrs

Mas como estou apenas testando escolhi o caminho mais fácil … nossa famosa GAMBIARRA

É isso mesmo flaviosfmartins. O problema é que normalmente em sistemas mais antigos, usando bancos de dados como Oracle, por exemplo, era muito comum fazermos a chave primária usando campos essenciais da tabela (como número do pedido, por exemplo).
Esse conceito relacional mudou e passou-se a criar chaves baseadas em campos autoincremento (que não são atributos essenciais da entidade).
Estava fazendo testes em cima de uma base Oracle, com tabelas que não tinham esse campo autoincremento. A chave primária era um campo que já existia na tabela e, que a aplicação original (Oracle Forms) permitia alterar sem problema nenhum.
Nesse caso, pelo scriptcase, vou ter que alterar para não permitir mudar o valor da chave primária porque dá esse erro que foi comentado mesmo.
Valeu pelas ideias.
Vou colocar como resolvido.