Dicas para novatos no Scriptcase. Eu uso tanto quanto eu posso

Joni,
No, item 18, leve em conta que a rotina de backup que você deve escolher é a que melhor lhe convier e tiver certeza que funciona.
Para saber se funciona somente fazendo um restore. Certo? Não deixe para testar no dia que deu pau.
Você deve fazer a rotina que te deixa seguro.

O que eu quis ressaltar no item 18, e o mais velhos sabem disto, é que backup nunca é demais. Somente isto, ok?.
Foi uma maneira de dar ênfase a importância do backup. E coloquei ali três métodos.

Sim, as vezes eu faço os três.
Mas os que considero mais seguros são:
Exportar aplicações e backup de toda a pasta do SC e banco de dados.
Lembrando: estes dois métodos são seguros para mim. Para você pode ser outros.

Quanto a ter a base em sqlite. Eu também tenho.
Mas cuidado com o furo de segurança.
Se o Scriptcase estiver na web projeta ele com .htaccess com autenticação.
Ou alguém fará download da sua base em sqlite e terá todos os seus projetos na mão.

Observação:
O que eu acho mais importante é:
Você alterou bastante coisa que fará você perder bastante tempo em caso de desastre.
Então terminou a alteração. Não vai mais trabalhar. Backup nele.

Acredito então estar no caminho certo! Mais uma vez agradeço por compartilhar suas experiências.

Atualizado com item 31.
Erro comum reportado em minha hospedagem e servidores de clientes:
“The requested urls length exceeds the capacity limit for this server.”
É bom ter esta informação.
Por exemplo, não adianta tentar enviar o xml de uma nota fiscal via get.
Conforme o tamanho da nota irá dar este erro.

Excelente tópico!

Então, é que fica mais fácil (cômodo) obter respostas pra cada caso do que pesquisar.
Poderia ser estipulado aos novos usuários algo como: Somente façam perguntas depois que tiveram certeza que aprenderam o básico sobre a ferramenta e macetes triviais.

Roberto quando veja esta situação já encaminho para o item 5) Faça perguntas inteligentes no Fórum se você quer respostas inteligentes.
Se a pessoa acessou e leu o manual: http://alexandre.simaoebuhler.com.br/scriptcase/Comofazerperguntasinteligentes.pdf
Cito do manual:
Antes de perguntar
Antes de fazer uma pergunta por email, em um newsgroup ou em um fórum na web, faça
o seguinte:

  1. Tente achar uma resposta pesquisando na Web.
  2. Tente achar uma resposta lendo o manual.
  3. Tente achar uma resposta lendo o FAQ.
  4. Tente achar uma resposta por tentativa e erro.
  5. Tente achar uma resposta perguntando a um amigo experiente.
  6. Se você é programador, tente achar uma resposta lendo o código-fonte.
    Quando você faz uma pergunta, demonstre que você fez todas estas coisas antes; isto irá
    ajudar a estabelecer que você não está sendo uma esponja preguiçosa fazendo as outras
    pessoas perderem tempo. Melhor ainda, mostre o que você aprendeu fazendo todas
    estas coisas. Nós gostamos de responder questões de pessoas que demonstram que
    podem aprender com as respostas

Saberá quando e como perguntar!

Agora se eu vejo que pessoa chega aqui sem passar pelas orientações do http://alexandre.simaoebuhler.com.br/scriptcase/Comofazerperguntasinteligentes.pdf
Eu tenho que ter um dia excelente para responder!

É bem por ai mesmo.

Excelente post… parabéns!

Meu amigo, boas as dicas para nós, aprendizes. Algumas dúvidas foram sanadas e outros tópicos nem sabia que existiam.

Contudo, o que mais irrita é o tal do “Urgente” (mesmo pra mim que nem sei responder. rsrsr). Fica parecendo que é obrigação.

E esse manual aqui deveria ser seguido à risca: http://www.simaoebuhler.com.br/downloads/Comofazerperguntasinteligentes.pdf

Por fim, faltou algo importante - Ao perguntar, acompanhe seu post ou atualize como RESOLVIDO. Já vários comentários de pessoas que ajudam, solicitando esclarecimentos ou mais detalhes e o autor do post nem abanar o rabinho. Isso é no minimo falta de respeito.

Por fim, agradeço imensamente aos usuários desses fórum, que sempre estão dispostos a ajudar, principalmente a quem quer ser ajudado.

1 Curtida

O numero 6) é o melhor kkkkk

  1. O Scriptcase não é inteligência artificial e não resolve 100% dos casos. Se você não estudou já era.

Exatamente.
Se você estudou e continua estudando, o SC é uma verdadeira mão na roda.

Tópico atualizado com novas dicas!
http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,13927.msg72803.html#msg72803

Já tem quase um ano que adquiri esta ferramenta, e não fiz nenhuma pergunta até o momento, pois as minhas duvidas até agora já foram sanadas por vocês em outros tópicos, e olha que já desenvolvi aplicações que geram alvarás com QRcode e outras mais.

Aprendi e muito com vocês

Resumindo de fato para uma pergunta ser feita, deve se ter explorado todos os meios, pois o que vejo aqui no fórum, neguinho fazendo pergunta e recebendo a resposta “esta pergunta já foi respondida no fórum tal…” PREGUIÇA de PROCURAR.

Excelente Tópico!

Parabéns.

Marco Lima, falou tudo!

Se você é novato e chegou até este tópico.
Saiba que a maioria dos links internos está quebrado devido ao novo fórum.
Eu acredito que as resposta são propriedade intelectual de quem as postou, mas a Netmake não respeita isto. Logo, não consigo arrumar os links da minha própria publicação.
Então, procurem a Netmake para solucionar o casos em que a solução estava neste tópico.
Em breve devo deletar este tópico e colocar diretamente em meu site.
Um lugar onde meus direitos sejam respeitados.
Como não consigo editar o tópico, vou postar aqui:
Fica revogado o licenciamento do Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

2 Curtidas

Sim, tentei acessar os links e nenhum funcionou, de outros posts também.

Qual seu site? Tem dicas scriptcase? Estou iniciando no Scriptcase e gostaria de achar algum outro lugar para tirar dúvidas além daqui, aqui nem sempre respondem, e vejo vários tópicos sem resposta para as dúvidas que também são minhas.

Há um tempo atrás fiquei sabendo que existia um grupo de whatsapp também.

Obrigado.

André.

Sim há do Whatsapp e do Telegram.
Se tiver usuário no telegram posso te adicionar lá.
Sobre a página irei montar.

Alexandre, bom dia. Pode me adicionar ao grupo do Whatsapp por favor?

Att.

André.

Boa tarde, O grupo do whatsapp eu não gerencio. Somente do Telegram.
Tem que procurar o tópico com o grupo do whats e pedir nele.

Uma vergonha não consigo nem apagar este tópico. Enquanto outros de minha autoria consigo normalmente. Onde estão meus direitos autorais?