Configurar PHP pra acessar Oracle

Fala Valter,

Na verdade nem tentei fazer o que o John Lennon indicou por falta de tempo mesmo. Mas ainda vou ver isto.

Eu criei uma máquina virtual, realizei todos os procedimentos e não tive o mesmo problema, se tiverem quaisquer dúvidas, sintam-se à vontade em relatar neste tópico, se possível irei ajudar.

John Lenon, se você conseguiu criar um ambiente em que o erro não aconteceu, então o problema pode ser nas configurações do meu ambiente de desenvolvimento (Windows XP SP3, Oracle 10g Express Edition, SC6.0.15).
Criei uma conexão ODBC no Windows, mas não estou conseguindo fazer esse tipo de conexão no SC. O SC retorna a informação de que não encontrou a conexão, apesar dela já estar cirada nas Ferramentas Administrativas do meu Windows.
Os outros tipos de conexão no SC finalizam a conexão com sucesso, mas dá o erro que reportei anteriormente.

Que tipo de conexão você utilizou na sua virtualização?

Consegui fazer o SC6 funcionar com o Oracle.
O que fiz para não dar mais o erro:

1. desinstalei o Oracle;
  2. apaguei a variável de ambiente (ORACLE_HOME);
  3. limpei o REGISTRO do Windows;
  4. reinicializei a máquina e reinstalei o ORACLE;
  5. após a inslação, iniciei o banco;
  6. entrei no SC e configurei a conexão: nome da conexão, Modelo de SGDD = Oracle 8.0.5 ou acima, TSNAME = //127.0.0.1/XE, Usuario = system, Senha = xxxxxx, a mesma que eu defini na instalação do ORACLE.
  7. Criei a aplicação normalmente.

Percebi que a resposta no Oracle 10 g Express, apesar de gratuito, é muito boa; melhor que o SqlServer 2008 Express Edition.

Valeu! Já dá para começar a brincar um pouco antes de ir para a briga.

Ps.: Só mais um detalhe: Kleyber, depois que voc~e instalar o Zend CE, fique atento que aquele erro de TIMEZONE vai ocorrer nas suas aplicações SC, pois o Zend pede America/Sao_Paulo e no PHP.INI essa variável está comentada e sem valor definido. Para corrigir, basta descomentar a linha e colocar o mesmo TIMEZONE do Zend.

Valter boa noite,

Obrigado pela informação. No meu caso, eu queria acessar o banco Oracle da empresa onde trabalho via VPN. Então eu estava tentando fazer isto instalando o Client do Oracle em minha máquina pra poder testar a conexão com o banco da empresa. Eu não tenho o Oracle instalado em minha máquina. Pensei que poderia dar certo. Mas vou tentar o que fizeste e tentar conectar via VPN.

John, uma pergunta: a instalação do Zend CE no meu ambiente de desenvolvimento alterou alguma coisa na publicação das aplicações para a produção?
Pergunto isso, porque gerei uma atualização de uma aplicação minha que já estava em produção e, na substituição dos arquivos antigos lá no servidor, deu erro na hora do login, solicitando arquivos do Zend.

O que eu devo instalar no servidor de produção? O Zend Client?

Bom dia, senhores

Caro Valter,

Poderia enviar-me uma imagem com o devido erro para que eu possa verificar? A única alteração feita é que no lugar do ambiente padrão do Scriptcase, você terá o ambiente padrão do Zend, com mais recursos.

Scriptcase ( …/NetMake/V6/wwwroot/… )

Zend Server ( …/Zend/Apache2/htdocs/… )

Semana que vem eu volto a trabalhar e vou tentar instalar novamente. Não tive tempo sequer de olhar com atenção a mensagem do Zend.
Outra coisa que aconteceu foi que a imagem do Captcha não apareceu, assim não havia como entrar na aplicação.

Apenas uma observação, o Zend Server CE php 5.3 é para a versão 6 do Scriptcase, vi que o Max relatou o Zend Server CE php 5.2 anteriormente, e de fato, caso seja o Scriptcase versão 5, utilizem o Zend Server CE php 5.2, obrigado.

Valter,

Referente o teu problema da imagem do captcha, tenta instalar o graphviz, talvez resolva.

John Lennon, não resolveu.
No Mozila, não aparece a imagem, apenas o campo para digitar as letras. No Internet Explorer também não, mas fica um quadrado com um “X” no meio. No ambiente de desenvolvimento o problema na aconteceu.
Com relação ao Zend, mesmo depois que eu desinstalei todo o ambiente e voltei ao ambiente anterior, com instalação automática do SC, as aplicações geradas durante a existência da instalação manual do ambiente do Zend + SC não rodaram no ambiente de produção do meu cliente. Elas ficaram pedindo algum arquivo do Zend para ser instalado no cliente.
Como eu tinha feito um backup geral das minhas aplicações, fiz um restore, gerei os fontes novamente e tudo voltou a funcionar, inclusive o captcha.
Acho que valeu a experiência.
Mesmo assim, abrigado pela atenção.

Kleyber, ultimamente venho resolvendo varias situações do W7 como instalação de recursos, acessos e até mesmo erros de runtime de aplicação apenas garantindo que o recurso/aplicação esteja rodando com permissão de administrador ou simplesmente instalo e acesso esse recurso em uma pasta “não-protegida” do S.O. (Ex: AppData, Documentos ou outra que não arquivos de programas).

Não sei se é esse o caso mas tente ae, talvez funcione.

Carlos,

Obrigado pela informação. O fato é que desisti (pelo menos por enquanto) de fazer testes com o Oracle. Mas assim que tiver um tempinho livre, voltarei a testar.

O problema encontrado foi que apartir do nosso instalador, mesmo instalando o instant client, o Scriptcase não estava habilitando a conexão com o Oracle, porém a solução era instalar um ambiente com o Zend Server CE, aqui eu fiz os testes e conectei com o Oracle 11g Express Edition.

Na release 6.00.0020 foi corrido o problema com o nosso instalador, se tiver alguma dúvida veja o tutorial em nossa base de conhecimento.

http://knowledge.netmake.com.br/article-442.html

John Lennon,

Fiz todo o passo a passo e não habilita a biblioteca do Oracle…

Leandro