[RESOLVIDO] BUG Versao 9.4.028 - Concat do SQL Server para Lookup de Campos

Boa Noite.

Tenho alguns lookups feitos na 9.3 que nesta versão não funcionam.

Na 9.3 está escrito com o concat original do transact SQL do SQL Server e funciona redondo, ja na nova versão 9.4.028 que instalei hj para usar o PHP 7.3 , não vai … e não adianta usar o sc_concat também.

No caso na versão 9.3 tenho escrita a lookup funcionando da seguinte forma:

"SELECT concat(b.season_txt,’ - ', a.anofiscal)
FROM dm_season2 a, season b
WHERE a.sid = {season} and a.season = b.season
"
Uma reclamação para a Netmake … as coisas que estão OK em uma versão não podem parar de funcionar desta forma.

Este tipo de erro se repete demais em atualizações e colocam a vida dos desenvolvedores em saia justa.

Outro ponto interessante é que o SQL passado ao banco pelo Scriptcase, funciona normalmente no
SQL Server Management Studio …

Vejam o mesmo select no Banco:

A Netmake precisa dar mais atenção aos usuários do SQL Server … meus clientes usam este banco e eu não tenho como faze-los trocar.

Aguardo retorno.

Obrigado.

1 Curtida

Pois é, sempre têm novidades negativas nas atualizações em referência aos nosso projeto em funcionamento.
Na nossa profissão, sabemos que devemos realizar testes antes de confiar nas atualizações. Atualizei meu SC na semana passada e já detectei vários problemas na versão atual.

2 Curtidas

Infelizmente, parece que não há testes automatizados sendo executados antes do lançamento de novas versões.

1 Curtida

Estamos com o mesmo problema em nossa empresa, como visto no post abaixo:

https://forum.scriptcase.com.br/t/problema-v9-4-028-apostrofos-das-queries-substituidos-por-barra-apostrofo/26510

Apesar de termos solicitado ação imediata de correção, ainda não foi definida solução definitiva.

1 Curtida

Pessoal, bom dia.

Resolvi “na mão” criando uma view para fazer a lookup …

Só que mesmo assim deixo o apelo para a Netmake prestar atenção nestas coisas pois uma “área de escrita de Sql” para lookup de campos deixar de reconhecer comandos simples como esse, é extremamente negativo e problemático para os desenvolvedores e em minha opinião para a ferramenta também.

Pensem em quantidade de problemas que podem ser necessários soluções manuais como essa que eu tive que fazer para fugir de algo que parou de funcionar no SC e que funcionava 100% na versão 9.3.

Tudo bem ? Eu nem migrei a licença para a 9.4.028 ainda (está em trial para testar antes de solicitar nova instalação).
Porém esses bugs acabam demandando muito retrabalho… Não é bacana !

Lembrando que no PHP na mão o comando está funcionando.

Comigo acontece o mesmo, porém com o MySQL.

[RESOLVIDO]
Consegui resolver trocando aspas simples por duplas. Sinceramente não sei qual seria a diferença visto que se fizer um select no Workbench tanto faz usar o concat com aspas simples ou duplas.

1 Curtida

Pois é … Mas no SQL Server não dá para fazer isso. A minha solução foi criar views com os resultados das concats das lookups já nas views.

Porém imagine se eu tivesse 300 campos com concats o que eu teria de retrabalho…

Isso é uma completa falta de compromisso com os usuarios da ferramenta… Eu, como desenvolvedor, se provoco uma parada no sistema do cliente por um erro de programação, irei priorizar a correção do mesmo para não deixar o sistema do cliente inoperante, no menor tempo possível…

Todos nós somos clientes da Netmake, e não recebemos a mesma atenção que damos a nossos clientes… parece até que estão nos fazendo um favor de nos deixar usar a ferramenta… lamentável…

1 Curtida

Toda atualização faço backup da pasta, porém desta vez não fiz e não posso esperar uma solução da NM.

Alguém tem o link para baixar a v9.4.027?

Att.
André

Olá a todos.

Agradecemos o feedback e pedimos desculpas pela inconveniência.

Informo que esse problema já foi detectado e estamos trabalhando para entregar a correção na próxima atualização.

2 Curtidas

Olá Roberto tudo bem ? Tem alguma previsão ?

Olá, @luminatti

Nosso esforço é para liberar a correção já na próxima versão, o que deve ocorrer nos próximos dias.

2 Curtidas

Olá Roberto.

Muito obrigado pelo retorno.

Temos 1600 aplicações no ScriptCase e muitas delas com concatenação.

Eu tive o mesmo problema com o MySQL numa atualização. No meu caso eu usei aspas duplas e funcionou.

SELECT CONCAT(nm_fantasia," - ", razao_social) as razao_social
FROM fornecedores
WHERE id_fornecedor = {id_fornecedor}
ORDER BY razao_social

1 Curtida

Pois é … Mas no SQL Server não dá para fazer isso. A minha solução foi criar views com os resultados das concats das lookups já nas views.

Porém imagine se eu tivesse 300 campos com concats o que eu teria de retrabalho…

Olá,

Infelizmente a versão não ficou pronta a tempo de liberarmos ainda essa semana.

Entretanto, decidimos liberar o arquivo com a correção para quem não pode esperar pela versão.

Basta acessar o link abaixo, baixar o arquivo de acordo com o seu PHP e descompactar no diretório especificado no arquivo readme.txt.

https://drive.google.com/drive/folders/1jvkyi61cpAOqDabVS2FIgZix0KEI2C3_?usp=sharing

Qualquer dúvida estaremos à disposição!

1 Curtida

Olá Roberto. Vou fazer os backups e instalar o arquivo.
Obrigado.

Roberto,

Boa tarde!
Para o CONCAT resolveu, mas para o SC_CONCAT o problema continua.

Grato,
Jairo