Após Atualização do SC formulários apresentam erro no modo de inserção

Não aprendi a conviver com os problemas do SC. Aprendi a conviver com os problemas da nossa realidade. Utilizo outras soluções de outros fornecedores e acredite, é quase tudo muito parecido.

O cenário ideial é o seguinte:

Vc tem um ambiente de desenvolvimento (DEV), onde vc instala o SC para desenvolver e o ambiente de produção (PROD), onde seu projeto vai rodar na vera.

  1. Nunca substitua uma aplicação no PROD antes de ela estar testada no DEV.

  2. Vc tem uma aplicação no DEV, que já tem uma cópia no PROD e precisa ser alterada. Exporte essa aplicação antes de alterar qualquer coisa nela. Assim, caso algo saia errado vc tem uma cópia do que funcionava sem reconpilação.

  3. Se vc tem acesso ao PROD, fazer uma cópia da aplicação antes de jogar uma cópia de atualização também nunca é demais. Se parar, vc tem uma cópia da aplicação já compilada que funciona.

Tem muitas outras coisas que vc pode fazer para se precaver de desastres. São regras simples, que vc tem que se habituar com elas.

Esqueci de responder a pergunta:

Sempre baixo as versões manualmente. Caso aconteça algo nas releases, reinstalo a ultima mais estável.

Concordo que temos que tomar precauções para evitar esses problemas, mas eu pelo menos parto do principio que a empresa que me fornece a ferramenta é responsavel o suficiente para soltar versões estaveis, e não essa bagunça, o duro que o efeito cascata respinga na gente, para nossos clientes os irresponsaveis somos nós, porque nós confiamos em que não devia, e via de regra é verdade, porque poderiamos efetuar N testes antes de enviar para o cliente o programa, mas vamos e venhamos, conferir todos os programas para ver se existe algum BUG depois da atualização é triste de ser feito hein, ainda mais no dia a dia como o nosso que é um mar em furia o dia todo.

Concordo com quase tudo que disse…

Pq tem que checar todas as aplicações no DEV antes de enviar para o PROD?

Mesmo após uma atualização, o SC só vai gerar código com BUG em aplicações recompiladas na nova release. É ai que vc tem que ter um cuidado especial. Na aplicação que vc está recompilando.

A experiência diz para: não mexer no que está funcionando a não ser que seja preciso. Você não precisa recompilar tudo a cada release. A não ser numa migração de versão quando for o caso. Como foi da V4 para V5 por exemplo.

para voltar uma release anterior vc precisa dos arquivos do sc na release baixados manualmente, e não feito atualização direto pelo sc, a cada release eu baixo manualmente a versão, e antes de instala-la eu faço um backup dos projetos.

Mas o duro é vc estar esperando a release para corrigir um problema, esse problema é corrigido, mas surgem inúmeros outros, por isso sou contra grandes mudanças, prefiro que as novidades venham regularmente, e aos poucos, assim fica mais fácil detectar e corrigir os erros, bugs. Você espera por 1 ano as mudanças, elas vem todas de uma vez, e você passa mais um ano esperando as correções e estabilidade.Dessa forma sentimos que nosso investimento (financeiros no sc) não trazem retorno.

Acho que o fornecedor da linguagem deveria deixar disponível as versões betas, e as releases estáveis, como todo e qualquer empresa de software faz.

E acho também que o fornecedor poderia, ser mais transparente, e disponibilizar em seu site suas intenções quanto as implementações, e também com as sugestões aceitas dos usuários da linguagem, não estou falando de prazos para entrega das implementações, pois prazo em nossa área é algo difícil de cumprir, todos aqui sabem muito bem disso.

Passamos a maior parte do tempo nesse fórum discutindo erros, bugs, do que aprimorando nossos conhecimentos em SC, o fórum já desvirtua bastante, tratando de assuntos que não são específico do SC, dúvidas HTML, JAVASCRIPT, PHP, SQL, Modelagem, o que acaba poluindo e crescendo demais as postagens, sendo que existem foruns especificos para esses outros assuntos. Eu particularmente não respondo a questões que não são SC, salvo algumas exceções.

Particularmente eu gosto da filosofia do SC, e quando alguns paradigmas forem quebrados, acredito que este poderá ser uma das melhores ferramentas de desenvolvimento WEB, desde que mantenha seu foco que é alta produtividade.

Como desenvolvedor, sabemos que é impossível soltar implementações com absolutamente ZERO de erros, eu mesmo tenho que corrigir minhas aplicações, depois de lançadas, pelo fato do usuário (cliente) usar de uma forma que eu não tinha previsto. O que eu acho, é que não se deve criar coisas novas até todos os bugs estarem sanados e se concentrar na correção desses bugs, com velocidade e transparência, estabilizou a release, depois de testada incansavelmente pelo lado do fabricante e pelo lado dos usuários, torna-se essa release como estável (usar o termo estável na release) a partir daí trabalhar em uma nova release beta com uma determinada implementação, paralelamente uma equipe deve sempre estar trabalhando ma melhoria da engenharia interna do código, para a linguagem não virar uma colcha de retalhos.

Concordo Harold.

Eleger as prioridades com base nas nossas necessidades e sugestões, seria bom para nós e para o fornecedor.

Hoje não sabemos o que a NM está fazendo: quais erros estão sendo corrigidos ou que está sendo implementado. Acho que não custaria muito para a NM informar isso ao seus clientes.

Concordo com sua opinião tambem Harold, pequei pela ingenuidade, confiei na ferramenta, mas o tombo que levei, garanto para vc que não leve mais, estou pensando seriamente em ver outra ferramenta que me atenda no PHP e ja vi uma que parece ser boa, estaria avaliando ela melhor com mais atenção, são ferramentas parecidas com o SC, mas me parecem mais maduras… Tomara que não seja outra furada, mas nessa o investimento é menor $69 apenas…

Não vi nada na demo que o SC não faça. Mas eu sempre procuro conhecer alternativas. Vou dar uma olhada com mais tempo também.

Agora raiva vc vai passar com qualquer ferramenta do gênero, acredite. Sempre ficam devendo em algum quesito. Suporte quase sempre é complicado em todos os fornecedores.

Para fazer justiça, o único suporte que atende o que promete, aqui na empresa, é a DELL. O resto, de tudo que é modalidade de produto, não cumpre o que promete quando está vendendo.

rsrsrsrs, é verdade, mas o duro é ser tachado de mal o seu suporte devido a problemas que não é vc quem causa, isso sim é ruim…

Alguem ai sabe como que ta a versão que iria corrigir esse problema e que era para sair na sexta-feira passada senão me engano?

Esta em testes desde a semana passada.

Ao que tudo indica, se tudo estiver ok, deve sair antes do fim da tarde.

Senhores,
estamos liberando a release 5.1.018, (26/10) contendo esta correção.

=)

Acabo de fazer uns testes após atualização e aparentemente agora funcionou corretamente.
Obrigado ae por enquanto pessoal e equipe da Netmake…

Renato