Erro ao iniciar consulta versão 6.00.018 - Continua erro...

Caros colegas,

Estava com erros nos reposicioamentos dos campos na versão 6.00.0016 ai eu atualizei para
a ultima versão 6.00.0017 e após fazer a atualização passou a dar o seguinte erro na execução
da consulta (Banco utilizado: Firebird):

ERRO
Erro ao acessar o banco de dados
Dynamic SQL Error SQL error code = -104 Token unknown - line 1, column 240
select count(*) from (SELECT 1 AS ORIGEM, A.CUPOM AS NRDOCTO, A.DATA AS DATAEMISSAO, A.CLIENTE AS CODCLIENTE, B.NOME AS NOMECLIENTE FROM VENDAS_ECF AS A LEFT OUTER JOIN CLIENTES AS B ON A.CLIENTE = B.CODIGO UNION SELECT CASE WHEN ORIGEM=‘BA’ THEN 2 WHEN ORIGEM=‘FA’ THEN 3 ELSE 9 END AS ORIGEM, A.NOTA AS NRDOCTO, A.EMISSAO AS DATAEMISSAO, A.CLIENTE AS CODCLIENTE, B.NOME AS NOMECLIENTE FROM VENDAS AS A LEFT OUTER JOIN CLIENTES AS B ON A.CLIENTE = B.CODIGO ) nm_sel_esp

Observem nos campos que tem aspas o scriptcase esta colocando uma \ que para mim é o erro que está dando.

É um bug ou algo que estou fazendo errado.

O meu é o abaixo:
SELECT
1 AS ORIGEM,
A.CUPOM AS NRDOCTO,
A.DATA AS DATAEMISSAO,
A.CLIENTE AS CODCLIENTE,
B.NOME AS NOMECLIENTE
FROM
VENDAS_ECF AS A
LEFT OUTER JOIN CLIENTES AS B ON A.CLIENTE = B.CODIGO

UNION

SELECT
CASE WHEN ORIGEM=‘BA’ THEN 2
WHEN ORIGEM=‘FA’ THEN 3
ELSE 9 END AS ORIGEM,
A.NOTA AS NRDOCTO,
A.EMISSAO AS DATAEMISSAO,
A.CLIENTE AS CODCLIENTE,
B.NOME AS NOMECLIENTE
FROM
VENDAS AS A
LEFT OUTER JOIN CLIENTES AS B ON A.CLIENTE = B.CODIGO

Olá, É UM BUG, hoje pela manha todos que ataulizaram para a versão 6.00.0017 estão tendo erros em suas consultas. Os Erros são diversos, Quebras, Filtros e SQL.

Já acionei o suporte. Vamos aguardar.

Uma Dica, Faça backup da pasta NetMake toda, todo dia. Assim poderá voltar nesses casos.

Abraços!

Olá Watson e Ronaldo,

Eu lhes enviei um email com um arquivo para ser adicionado na pasta dos seus scriptcases, foram feitos os testes e tudo estava funcionando normalmente, aguardo um feedback.

Ronaldo, eu tive um retorno de erro do seu email cadastrado no fórum, por favor entre em contato comigo para que possamos resolver essa situação.

j.lennon@netmake.com.br

por isso que é bom sempre aguardar alguns dias antes de atualizar a versão, sempre tem algum detalhe!

Esse problema foi corrigido na versão 6.00.018

Caros colegas,

Atualizar para a versão 18 e ainda me esta dando esse erro.

Aqui está o SQL montado por mim…
SELECT FIRST 17 SKIP 0 NUMERO, ORDEM, ORIGEM, EMISSAO, VENCIMENTO, VALOR, RECEBIMENTO, VALOR_RECEBIDO, CASE WHEN RECEBIMENTO IS NULL THEN 1 ELSE 2 END AS STATUS FROM RECEBER

Aqui o SQL gerado pelo scriptcase quando da o erro e é mostrado na execução da consulta…
SELECT FIRST 17 SKIP 0 NUMERO, ORDEM, ORIGEM, EMISSAO, VENCIMENTO, VALOR, RECEBIMENTO, VALOR_RECEBIDO, “CASE WHEN RECEBIMENTO IS NULL THEN 1 ELSE 2 END” as status from RECEBER

Observem que no campo ‘STATUS’ o scriptcase colocou uma aspas dupla no inicio do comando CASE
e no final do mesmo por isso da-se o erro quando se vai executar a consulta, não posso utilizar o CASE
no comando SQL ou o bug ainda continua, só mudou o erro?

Observação: Testei o mesmo comando no SQLBuilder e funcionou perfeitamente.

Aplicação: Consulta
Banco de dados: FIREBIRD.

Olá Ronaldo,

Este problema ocorre quando você realiza uma alteração no SQL da aplicação ou até mesmo criando uma aplicação com este SQL ocorre o problema? A correção da versão 6.00.018 foi quando ocorrem alterações no SQL da aplicação, corrigindo os problemas causado pela release 6.00.017, caso esse problema já ocorra quando a aplicação está sendo criada, acredito que já seja um problema de releases anteriores, de qualquer maneira eu estou relatando para a equipe de desenvolvimento, e assim que tivermos algum feedback eu lhe mantenho informado.

Se possível gostaria de pedir para que me envie as tabelas ou apenas os creates, que estão relacionados no seu SQL, assim o teste será feito de maneira mais ágil e eficiente. Obrigado!

Email: j.lennon@netmake.com.br

Olá John Lennon,

O teste que eu havia feito foi com uma consulta que já estava pronto e dando erro e depois de atualizado a versão
continou com o erro ainda…

Mas agora depois da sua mensagem aqui no forum eu refiz os testes criando uma nova consulta, ai o script da minha
consulta funcionou normalmente sem erros, mas se alterar a consulta depois de criada o scriptcase não obedece as
alterações efetuados na consulta com o comando CASE e também se adicionar um novo campo com o comando CASE
o scriptcase joga as aspas duplas no mesmo e tambem fiz um testes adiconando o seguinte campo CURRENT_DATE AS DATASERVIDOR o scriptcase joga a aspas duplas também.

Vou te enviar o banco de dados para o seu email com os detalhes do erro.

Ronaldo Braz.