Autor Tópico: Setar valor em campo select  (Lida 93 vezes)

julioalbuquerque

  • Intermediário
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Email
Setar valor em campo select
« Online: Fevereiro 21, 2019, 04:06:23 pm »
Pessoal,
tenho um campo do tipo select para mostrar a lista de UF.
O comando que popula esse campo tipo select é
Código: [Selecionar]
SELECT id_estado, uf_estado FROM estado ORDER BY uf_estado
Estou com necessidade de setar dinamicamente o valor selecionado nesse campo.
Já tentei pelo nome do campo
Código: [Selecionar]
{campo} = $val mas não rolou.
Alguém já fez isso no SC?

Clarck

  • Intermediário
  • ***
  • Mensagens: 107
    • Email
Re:Setar valor em campo select
« Responder #1 Online: Fevereiro 21, 2019, 04:23:37 pm »
Código: [Selecionar]
{campo} = $val

isso não rola com campo select.
ele precisa de um toque de jquery pra ser dinamico assim.
ou vc pode recarregar ele através de outro campo e isso sim tem no scritpcase.

julioalbuquerque

  • Intermediário
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Email
Re:Setar valor em campo select
« Responder #2 Online: Fevereiro 21, 2019, 04:27:44 pm »
Clarck,
obrigado por seu retorno.

Esse campo "Estado", ao ser escolhido pelo usuário , já seta outro campo, o de "Cidade".

Mas o que preciso mesmo é "simular" que o usuário selecionou um valor no campo "Estado".

Mas acho que não vai rolar mesmo. Vou deixar pra lá.

Vlw.

rrma

  • Global Moderator
  • Expert
  • *****
  • Mensagens: 862
  • Quem com porcos se mistura tanto bate até que fura
    • Email
Re:Setar valor em campo select
« Responder #3 Online: Fevereiro 21, 2019, 05:11:34 pm »
Você pode posicionar pelo número do item na lista, ex: {campo} = 2,  {campo} = 3...
Rodrigo Araújo

Clarck

  • Intermediário
  • ***
  • Mensagens: 107
    • Email
Re:Setar valor em campo select
« Responder #4 Online: Fevereiro 21, 2019, 05:27:20 pm »
Clarck,
obrigado por seu retorno.

Esse campo "Estado", ao ser escolhido pelo usuário , já seta outro campo, o de "Cidade".

Mas o que preciso mesmo é "simular" que o usuário selecionou um valor no campo "Estado".

Mas acho que não vai rolar mesmo. Vou deixar pra lá.

Vlw.

deixa eu ver se entendi...
vc quer simular q escolheu o Estado.
daí se for esse o caso só jquery mesmo pra te ajudar.
já fiz isso, é um baita trabalho mas funciona bem.

tenho um form Cadastro de Cliente/Fornecedor,
com estado e cidade q é preenchido todo o formulario automaticamente através do CNPJ.
pra exibir os valores dos select tive q setar o option do estado e recarregar o select estado,
recarregar o cidade pra ter as cidades conforme o estado, setar o option da cidade e recarregar o select.
é o unico jeito.
« Última modificação: Fevereiro 21, 2019, 05:47:06 pm por Clarck »

Haroldo

  • Expert
  • *****
  • Mensagens: 8949
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • InfinitusWeb Software de Gestãol/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
Re:Setar valor em campo select
« Responder #5 Online: Fevereiro 21, 2019, 09:07:11 pm »
https://v9.infinitusweb.com.br/forum_sc/control_select_default/index.php?UF=MA

https://v9.infinitusweb.com.br/forum_sc/control_select_default/index.php?UF=SP

https://v9.infinitusweb.com.br/forum_sc/control_select_default/index.php?UF=MG

onload:
{Estado}=[UF];

SQL do Lookup do campo:

SELECT EstadoSigla, Nome
FROM estados
ORDER BY Nome


O Scriptcase trata quando um campo do tipo select, checkbox, radio recebe um valor manualmente.

Não há necessidade de recursos avançados, neste caso, para setar dinamicamente o valor de um campo select.

*Se é que eu entendi a questão postada. No seu caso deve atribuir um valor compatível com id_estado (primeira coluna do select de seu campo select).


Pessoal,
tenho um campo do tipo select para mostrar a lista de UF.
O comando que popula esse campo tipo select é
Código: [Selecionar]
SELECT id_estado, uf_estado FROM estado ORDER BY uf_estado
Estou com necessidade de setar dinamicamente o valor selecionado nesse campo.
Já tentei pelo nome do campo
Código: [Selecionar]
{campo} = $val mas não rolou.
Alguém já fez isso no SC?

« Última modificação: Fevereiro 21, 2019, 09:11:54 pm por Haroldo »

julioalbuquerque

  • Intermediário
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Email
Re:Setar valor em campo select
« Responder #6 Online: Fevereiro 22, 2019, 08:59:28 am »
Haroldo/Clarck,
é isso mesmo que vocês entenderam.

E a princípio achei que apenas setando o valor do ID no campo como o Haroldo comentou funcionasse, e funciona! kkkkk
Desculpem, é que ao invés de setar o ID do ESTADO eu estava passando o ID Identity da tabela.

Na realidade eu setei o valor do ESTADO e CIDADE perfeitamente desta forma.

Aquelas horas que não enxergamos mais nada na frente da tela e ficamos falando: "... estranho, deveria funcionar...", hj após uma noite dormida , apareceu o erro.

Obrigado e mais uma vez desculpem.

Julio.

Clarck

  • Intermediário
  • ***
  • Mensagens: 107
    • Email
Re:Setar valor em campo select
« Responder #7 Online: Fevereiro 22, 2019, 09:17:36 am »
Que bom que resolveu...

A dica do Haroldo ficou muito boa.

Mas eu entendi que era ao contrario do que o Haroldo mostrou.
O Haroldo mostrou via get com valor do campo Estado setado antes de carregar o form.
Entendi que era dinâmico... pra ser alterado depois de carregar o form(durante o uso do form).

Altera o topico pra resolvido.
« Última modificação: Fevereiro 22, 2019, 09:19:20 am por Clarck »

Haroldo

  • Expert
  • *****
  • Mensagens: 8949
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • InfinitusWeb Software de Gestãol/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
Re:Setar valor em campo select
« Responder #8 Online: Fevereiro 22, 2019, 09:41:15 am »
Funciona também após a carga do formulário, por exemplo partindo de um evento ajax onchange:


https://v9.infinitusweb.com.br/forum_sc/control_select_default