Autor Tópico: Stardust (Eclipse Process Manager)  (Lida 1322 vezes)

FredKeyster

• Visitante
Stardust (Eclipse Process Manager)
« Online: Setembro 27, 2013, 05:09:58 pm »
Pessoal, apenas pra refletir, e descontrair um pouco!

A 2 anos mais ou menos, conheci uma ferramenta bem interessante, que se programava através de Fluxogramas, consegui me identificar com essa ferramenta, por sempre ter trabalhado com fluxos de processos operacionais de gestão ERP. Então pra um analista que não entende bem sobre programação, essa ferramenta me caiu muito bem. Consegui ter uma boa curva de aprendizado, visto que a ideia do Framework era fazer uma "Programação orientada a Fluxogramas". Onde em cada fluxo você poderia customizar seus códigos, classes, funções, etc... Alguns problemas me apareceram, como por exemplo a ferramenta ser muito fechada, e sem falar do custo de aquisição muito (absurdamente) elevado. Acabei desistindo, hoje estou com SC e não tenho muito o que reclamar (a não ser dos bugs, mas tudo bem!).

O tempo vai passando e novas tecnologias vão surgindo e o mais importante, muitas delas são "opem source"! Pois bem, a empresa de desenvolvimento Eclipse, vem desenvolvendo um projeto desde 2010 chamado Stardust, onde tem as mesmas funções citadas acima! E o melhor, de graça!

Existe várias outras ferramentas, que estão nascendo, outras morrendo! Acredito que um dos fatores importantes para se gerar "seguidores" (clientes fiéis) de tais ferramenta é: "Um bom banco de conhecimento; Um ótimo Suporte; Atualizações robustas; Comunidade de colaboradores (programadores, usuários); Flexibilidade para customização; Atualização de Correção e Melhora."

Minha pergunta é:
Como será os frameworks daqui a alguns anos, e o impacto que eles vão causar a forma de programação clássica?

Estou postando abaixo o lançamento do Stardust. Depois desse lançamento, tem empresas que vão baixar MUITO a bola de seus frameworks!

https://www.youtube.com/watch?v=IhI7IpPSZ_w

Fernando.Oliveira

• Intermediário
Re:Stardust (Eclipse Process Manager)
« Responder #1 Online: Setembro 30, 2013, 10:03:02 am »
Não vejo o SC como um framework e sim como uma IDE.

Frameworks PHP: codeigniter, Laravel, Cake,...
Att,
GTalk : fernandomacoli
Scriptcase V6

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #2 Online: Setembro 30, 2013, 06:51:55 pm »
Não vejo o SC como um framework e sim como uma IDE.

Frameworks PHP: codeigniter, Laravel, Cake,...

Está aí um belo tópico: "O SC é um IDE que tenta ser um Framework, ou um Framework integrado a um IDE!!!?". Qual o segredo de Tostines?:)

Lembrando que um framework tem que ter classes compostas de métodos que agilizem e facilitem o desenvolvimento, e um IDE tem que dar liberdade total ao desenvolvedor de utilizar seus recursos porém também manter o código de maneira que seja fácil integrar soluções não embarcadas no próprio IDE, isso por meio de plugins ou a digitação de código puro.

E aí o que me dizem!!? O SC compõe esse dois cenários?

Haroldo

• Expert
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • InfinitusWeb Software de Gestãol/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
« Responder #3 Online: Setembro 30, 2013, 07:38:14 pm »
Não vejo nem como IDE nem como Framework, vejo como uma gerador de aplicaoces em Php?

Framework entendo que se trabalha direto no código fonte final, através de incorporações de classes prontas.
IDE entendo como ambiente de desenvolvimento onde se incorporam objetos a um recipiente e você obtém um visual de como a aplicação poderá ficar,  pelo menos todos os IDEs que trabalhei são assim.

O SC não possui nenhuma das caracteristicas acima,, na verdade eh um grande Wizard onde guarda as respostas em um banco de dados e através de uma ação do usuário gera o código php com base nessas respostas (parâmetros) .

« Última modificação: Outubro 01, 2013, 08:15:44 am por Haroldo »

FredKeyster

• Visitante
« Responder #4 Online: Setembro 30, 2013, 11:26:53 pm »
na verdade eh um grande Wizard onde guarda as respostas em um banco de dados e através de uma ação do usuário gera o código php com base nessas respostas (parâmetros) .

O Netbeans faz a mesma coisa! Através de um banco ele cria as aplicações prontas já com os botões insert, delet, update prontos em java, só que pra Swing! E ele é uma IDE. Apesar que o ponto de vista que apontei foi relacionado a evolução do desenvolvimento clássico pro atual, no que tange "códigos" e "fluxogramas de processo".