Que banco vc usa na instalação do SC5? Eu mudei pra mysql e acelerou bastante aqui. Achei o sqlite muito lento pra gravar as alterações, com o mysql eu ganhei vários segundos em cada gravação (ao alterar características de um campo e pular pra outro).
Pra vc ter uma idéia, o SC levava 1 min e 25 seg pra gravar um campo alterado no sqlite, com o mysql esse tempo caiu pra menos de 40 segs.
Eu e o Robson aqui do forum fizemos vários testes usando o mesmo projeto e simulando sempre a mesma alteração, no mesmo campo. Cronometramos, eu no meu servidor e ele no servidor dele, que é bem mais rápido que o meu. O resultado era sempre igual no tempo de gravação, comprovando que o hardware não fazia diferença alguma, a diferença era mesmo entre os 2 bancos.
Outra coisa que ficou comprovada é que se vc possuir poucos campos na aplicação, tipo menos de 10, a gravação é bem rápida, coisa de 3 ou 4 segs. Para aplicações com mais campos como a minha, que chegava a 70 campos, o tempo aumentava bastante, o que pra mim, ficou claro que o SC sempre grava tudo a cada campo alterado e não apenas o campo que sofreu alteração em suas características.
Um abraço.
Rodrigo